A Associação Black Bulls apresentou esta quarta-feira, 31 de Janeiro, da sua nova eq "/>  

A Associação Black Bulls apresentou esta quarta-feira, 31 de Janeiro, da sua nova eq "/>

desporto mocambicano

Duarte apresentado na ABB para vencer tudo e qualificar-se para a Taça CAF

  • 474

 

A Associação Black Bulls apresentou esta quarta-feira, 31 de Janeiro, da sua nova equipa técnica para a época desportiva de 2024, num acto que marca o inicio da temporada futebolística dos “touros” que vão representar o país na Afrotaças, na sequência de terem vencido a Taça de Moçambique da temporada passada. Vencer todas as competições a que estiver envolvida na presente temporada e qualificar a equipa para a fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol é o grande objectivo dos “touros” para esta temporada que vai  desenrolar-se com o lema “somos do tamanho dos nossos sonhos”.

 

Por Alfredo Júnior

 

Os “touros” vão contar com o treinador português Hélder Duarte como o timoneiro da sua equipa principal, e o patrono da ABB, Junaid Lalgy, referiu que a aposta no treinador português é pelo facto de ser conhecedor da casa e do projecto, sendo que o objectivo da sua contratação passa por desenvolver um trabalho de excelência, buscando não apenas vitórias,estabelecendo um padrão de desempenho elevado em todas as competições.


“O nosso grande objectivo é entrar na fase de grupos das competições africanas, porque entendemos que só assim é que podemos elevar ainda mais o nosso nome, não só dá ABB, assim como do país, e também para poder criar algum retorno financeiro que possa equilibrar aquilo que são os custos operacionais deste projecto”, explanou Lalgy.

 

Hélder Duarte regressa a Tchumene depois de na temporada passada ter estado ao serviço do Ferroviário da Beira onde se sagrou campeão nacional, o segundo título em Moçambique no seu segundo Moçambola disputado. Duarte explicou porquê contrariou o velho ditado que indica que não se deve regressar a uma casa onde já foi feliz, tendo abdicado de correr pela qualificação à Liga dos Campeões Africanos pelos “locomotivas” do Chiveve.

 

“Eu não mudo a minha forma de trabalhar mediante às competições. Nós temos uma ideia de trabalho, acreditamos muito nela e desenvolvemo-la sem nenhum propósito. Não vamos trabalhar a pensar em Agosto, na fase de grupos, não, vamos trabalhar a partir de agora para dotar a equipa de condições para ser super-competitiva e vamos fazer tudo para dignificar o país. Entrar na fase de grupos não tem acontecido muitas vezes em Moçambique e eu acho que este é o projecto certo para nós atingirmos isso. Acredito muito tanto nos meus jogadores como na minha equipa técnica para este feito”, explicou.

 

Para esta temporada Hélder Duarte terá como adjuntos Francisco Calisto (ex-Estrela da Amadora nos Sub-23), Custódio Gune, Acácio Langa (ambos prata da casa), Guilherme Vasconcelos (que é adjunto nos Mambas) e Pedro Almeida (treinador de guarda-redes). Duarte mostra-se confiante numa boa campanha nesta segunda presença nos “touros”.

 

Junaid Lalgy elevou bem alto a fasquia para a presente temporada em que a formação continuará a aposta, não apenas virada para a componente desportiva, mas também para a vertente humano, tendo sido crítico para com comportamento desviantes que ocorrem quando os jogadores estão ao serviço das selecções nacionais.

 

“Para este ano, para além de apostar na formação, tenho que referenciar que 11 jogadores da nossa formação vão integrar o plantel principal que vai iniciar a pré-época, e isso é um factor bastante relevante e nos orgulha também, visto que estamos a valorizar o produto da casa, formado por nós, para além daquilo que é óbvio, que é vencer todas as competições ao nível interno”, disse para depois acrescentar que “não é só preparar desportivamente

 

Por outro lado, Lalgy frisou que a sua colectividade vai continuar a apostar na melhoria das infraestruturas, perspectivando que na presente temporada possa utilizar o seu principal campo de futebol.

 

“Continuaremos a aumentar o número de Campos para que os jogadores e equipa técnica possam ter melhores condições de trabalho e tudo o resto que gira à volta do crescimento de um atleta”, disse Lalgy.

 

Apesar de não ter divulgado as contratações para a presente temporada sabe-se que os “touros” movimentaram-se no mercado de transferência, tendo ido ao Songo contratar o guarda-redes Ernan Siluane, isto para além de novas chegadas ao clube de Tchumene que serão anunciadas brevemente.

 

No que a saídas diz respeito, destaca-se a ida do guarda-redes Ivan Urubal para a União Desportiva do Songo, enquanto que o avançado nigeriano Ejaita Ifone foi anunciado, há dias, como sendo reforço do clube brasileiro Maguary, que disputa o campeonato pernambucano, edição-2024, que arrancou no dia 10 deste mês de Janeiro. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .