A selecção nacional de futebol, Mambas, cumpriu na noite de quinta-feira, 5 de Setembro, o treino de reconhecimento ao Estádio 26 de Março, na cidade de Bamako, que será palco do jogo frente o Mali referente a primeira jornada do Grupo I de qualificação ao Campeonato Africano das Nações – CAN 2025. Conde mostrou-se preocupado com a situação física do capitão, Elias Gaspar Pelembe, ou simplesmente, Dominguez, que é o único jogador em dúvida para a partida agendada para às 21:00 Horas.
Por Redacção LanceMZ
O segundo treino por terras de Bamako teve lugar à hora de jogo desta sexta-feira, 6 de Setembro, e o Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, fez uma avaliação positiva do aprumo.
“Bom, foi o culminar da nossa preparação, com a adaptação ao relvado onde nós iremos jogar nesta sexta-feira. Aparentemente é um relvado bom, segundo os jogadores parece-me ligeiramente pesado, mas acho que estão reunidas as condições para nós fazermos um bom jogo”, disse Chiquinho Conde.
No treino desta quinta-feira, Conde contou com todos jogadores disponíveis, destacando-se a presença de Shaquille Nangy, do Sagrada Esperança de Angola, que foi o último a juntar-se ao grupo. Porém, o timoneiro dos Mambas mostrou-se preocupado com a situação física do capitão Dominguez que é o único que está em dúvida para o jogo diante do Mali.
“Infelizmente, há alguns percalços relativamente à situação física e clínica do nosso capitão, o Dominguez. Já veio com algumas queixas dos adutores e não sei se vai recuperar até lá. É um dos contratempos que iremos ter para além do Witi, que infelizmente não está neste grupo de trabalho. Infelizmente tem sido recorrente, é uma situação a lamentar. Problemas administrativos a essa altura do campeonato não deviam ter acontecido, mas enfim, isto é uma situação que a estrutura depois irá resolver. Cabe-me gerir aquilo que eu tenho para engendrar para sexta-feira o melhor onze, a melhor estratégia para que de facto nós consigamos sair daqui com um bom resultado. Está um tempo chuvoso, acho que amanhã (sexta-feira) irá estar assim mesmo. São os deuses a abençoarem-nos. Espero que isso se concretize amanhã (sexta-feira)”, disse o Seleccionador Nacional.
CONDE PROMETE MAMBAS PROGRAMÁTICOS
Conde não abriu o jogo sobre a forma com que Moçambique irá apresentar-se nesta partida, porém tem uma certeza: a equipa deve ser pragmática a jogar.
“Temos de ser pragmáticos. Pragmatismo é isso, é a experiência que nós temos ao longo desse percurso de qualificação. Jogar fora com a selecção cabeça de série, a favorita do nosso grupo, respeitando sempre, mas sempre esperando, na esperança de nós fazermos um golo e gerirmos essa situação melhor em função daquilo que também temos disponível, porque a equipa do Mali é forte, vimos um pouco nos Jogos Olímpicos, ainda jovens, porque essa mudança do treinador também fez com que alguns jogadores jovens venham a ser inseridos neste grupo de trabalho do Mali. A estratégia poderá ser diferente, mas o mais importante para nós é não fugirmos daquilo que é a nossa ideia de jogo. Por isso vamos ter serenidade, descansar agora, e depois vamos ver qual é a melhor estratégia para amanhã (sexta-feira)”, referiu o timoneiro dos Mambas.
Referir que para o Grupo I, a Guiné Bissau estreou-se com vitória ao derrotar em casa a turma da Eswatine por uma bola sem resposta. Recordar que os Djurtus são os adversários dos Mambas no jogo da segunda jornada que terá lugar no Estádio Nacional do Zimpeto na terça-feira, 10 de Setembro, pelas 15 Horas. (LANCEMZ)











