Elias Gaspar Pelembe, ou simplesmente Dominguez é um nome que se confunde com os “Mambas”. O chamado “Puto Maravilha” completa, neste dia 23 de Novembro, 40 anos, marca pouco comum, para um jogador de futebol, ainda por cima da selecção nacional e com estatuto de capitão.
Por João Chivale Channel
Dominguez foi chamado para os “Mambas”, pela primeira vez, em 2004. Era Artur Semedo o seleccionador nacional. Moçambique vivia um momento de restruturação depois de ter ficado arredado das eliminatórias para o CAN e Mundial 2006. A actividade dos “Mambas” limitou-se à jogos particulares e da COSAFA, por um período de 2 anos, altura quem Dominguez foi ganhando espaço na selecção.
Na campanha para o CAN 2008, o “Puto Maravilha assumiu-se com uma das figuras de destaque de Moçambique. No entanto, seria na campanha seguinte (conjunta para o CAN e Mundial 2010) que Dominguez assumiu maior protagonismo. Formava com Tico-Tico, Dário Monteiro e Simão Mathe Jr. o quarteto das principais unidades dos “Mambas”, que ajudaram a qualificar o país para a fase final do CAN de Angola, o último que Moçambique participou. Seguiram-se outras campanhas de apuramento para CAN e Mundial falhadas.
Capitão da selecção há mais de 10 anos, Dominguez é o mais velho jogador dos “Mambas”. É um dos 3 atletas, ainda em actividade, da estrutura dos 23 jogadores que representaram Moçambique no CAN 2010, em Angola. Deverá ser o capitão de Moçambique na Costa do Marfim, no próximo ano, naquela que será a sua segunda presença no evento.
CAMPEÃO 1 VEZ EM MOÇAMBIQUE E 4 NA RSA
A carreira de Dominguez começou no Estrela Vermelha de Maputo, mas foi no Desportivo de Maputo que mais se destacou, em Moçambique. Pelos “alvinegros” venceu o Moçambola, em 2006. No ano seguinte mudou-se para o Super Sport United da África do Sul, onde foi campeão por duas vezes.
Seguiram-se duas outras conquistas, uma no Mamelodi Sundowns e outra do BidVest, o que o torna num dos poucos jogadores a vencer a Liga Sul Africana por 4 vezes e em 3 clubes diferentes.
Depois de 17 épocas na África do Sul, onde representou 5 clubes, Dominguez regressou à Moçambique, a meio deste ano, para representar a União Desportiva do Songo.
No dia que completa 40 anos desejamos as maiores felicidades ao capitão dos Mambas. (LANCEMZ)