O Sporting de Quelimane conquistou a terceira posição da Liga Mozal de Basquetebol Sénior Masculino ao derrotar o Ferrov "/> O Sporting de Quelimane conquistou a terceira posição da Liga Mozal de Basquetebol Sénior Masculino ao derrotar o Ferrov "/>
desporto mocambicano

Dilar Dessai e irmãos Matos levam Sporting de Quelimane ao terceiro lugar da Liga de Basquetebol

  • 264

O Sporting de Quelimane conquistou a terceira posição da Liga Mozal de Basquetebol Sénior Masculino ao derrotar o Ferroviário de Maputo por 88-69, fixando o resultado final do play-off à melhor de três em 2-0, visto que na primeira partida os “leões” da província da Zambézia venceram por 77-71.

 

Por Alfredo Júnior e Jaime Machel

 

A única equipa treinada por uma mulher no basquetebol moçambicano, Dilar Dessai, é que conta com três irmãos Amarildo, Augusto e Pio Matos surpreendeu a tudo e a todos ao conseguir terminar no pódio da edição em que faz a sua estreia absoluta na Liga Moçambicana da bola-ao-cesto.

 

Depois de vencerem o jogo um por sete pontoado diferença, o Sporting de Quelimane entrou determinado em repetir a proeza, mas teve pela frente um Ferroviário de Maputo disposto a salvar a sua honra. No entanto, depois de um equilíbrio no início com igualdade a nove pontos, os “leões” assumiram o jogo e terminaram o primeiro quarto com cinco pontos de vantagem, 23-17 era o resultado no final da primeira etapa.

VEJA O RESUMO DO JOGO 1 

O segundo quarto continuou equilibrado no seu início, mas os “locomotivas” conduzidos por Francisco Macaringue (que marcou 28 pontos em todo jogo) conseguiram chegar ao intervalo com 11 pontos de vantagem, 31-42, numa primeira parte que terminou com muita polémica e expulsão de Pio Matos Júnior por ter invadido o campo na tentativa de impedir uma agressão entre o seu irmão gémeo Augusto Matos e Stélio Dinis, algazarra que também envolveu a Amarildo Matos que chegou a colocar o dedo em riste sobre o treinador Horácio Martins.

 

Os árbitros Nilton Macamo (Chefe) Danilo Graziano e Alfaid Jone levaram mais de dez minutos para tomar decisão sobre esta troca de mimos que terminou sem males maiores.

 

No reatar da contenda, os “locomotivas” da capital do país conseguir a sua maior vantagem em todo jogo, a de 15 pontos quando resultado estava em 34-49, mas foi Sol de pouca dura, visto que os leões reagiram com bravura e passaram para a frente do marcador, com o zambiano Douglas Kandulo a ser fundamental nas tabelas (fez mais um duplo-duplo da competição ao apontar 12 pontos e capturar 18 ressaltos), levando a que está etapa terminasse com o resultado de 58-53.

 

No último quarto veio ao de cima o trabalho dos irmãos Matos. Amarildo, o mais velho e com 41 anos terminou o jogo com 19 pontos, enquanto que Augusto foi letal nas suas finalizações anotando 24 pontos, levando o pavilhão a explosão, sobretudo a festa dos adeptos leoninos que viram a sua equipa vencer por 81-69, conquistando com todo mérito a terceira posição na competição.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .