desporto mocambicano

Devido a “novela mexicana” Moçambique estreia-se na pré-qualificação ao Mundial no dia da sua chegada ao México

  • 645

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique vai fazer a sua estreia na pré-qualificação ao Campeonato do Mundo Alemanha 2026 no dia da sua chegada ao México, facto motivado pelas incertezas que marcaram a viagem do combinado nacional para a cidade de México onde desde esta segunda-feira, 19 de Agosto, até ao próximo dia 25 irá decorrer esta etapa de apuramento.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Depois da iminente desistência anunciada pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) por falta de fundos orçados em 200 mil dólares americanos, a selecção nacional de basquetebol começou a viagem rumo a cidade de México em grupos, sendo que o primeiro composto por quatro atletas partiu na tarde de sábado, 17 de Agosto, e o segundo só no domingo, 18, é que iniciou a longa viagem para o local de competição, devendo cumprir uma longa e cansativa escala que deve passar por Joanesburgo, Zurique e Frankfurt até chegar à cidade acolhedora do Grupo B no qual Moçambique está integrado.

 

Depois de três conferências de imprensa convocadas e concedidas em uma semana, a FMB anunciou em comunicado ter conseguido solucionar os problemas do transporte aéreo para a selecção chegar ao México, graças ao esforço da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Electricidade de Moçambique, Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), TESTOP, Federação Internacional de Basquetebol, na pessoa do seu vice-presidente, Aníbal Manave, e Noel Ngovene, antigo jogador da selecção sénior masculina. Refira-se que o Fundo de Promoção Desportiva assegurou o pagamento das ajudas de custo para os 18 elementos que compõem a delegação.

 

Este é o fim de uma novela com enredo tipicamente mexicano em que depois de muito reboliço o final acaba por ser feliz para os principais actores. Depois da possibilidade colocada por Paulo Mazivila, Presidente da FMB, que revelou as dificuldades financeiras para viabilizar a viagem, a entidade máxima da bola-ao-cesto assegurou a participação de Moçambique, evitando a desistência. É assim que de acordo com as regras da FIBA que garante a hospedagem e alimentação para 18 elementos.

 

ESTREIA NO DIA DA CHEGADA

 

A selecção moçambicana está integrada no mesmo grupo que o México com quem faz o primeiro jogo na madrugada de 20 de Agosto (20:30 Horas locais do dia 19), Montenegro,  com quem joga na madrugada do dia 22 (17:30 Horas locais do dia 21), e Nova Zelândia, selecção com a qual vai encerrar a fase de grupos a 23 deste mês (17:30 Horas locais do dia 22).

 

A pré-qualificação para o Mundial da Alemanha terá lugar entre os dias 19 e 25 de Agosto de 2024, nas cidades de México e Kigali, que acolherão dois grupos cada uma que sairão das 16 melhores equipes do mundo (4 por região)

 

As duas melhores selecções de cada grupo se classificarão para as semifinais de cada torneio. Os dois vencedores de cada torneio se qualificarão para os  torneios deapuramento para o Campeonato do Mundo de Basquete Feminino da Fiba em 2026.

 

Os torneios de qualificação para o Mundial de Basquete Feminino da Fiba de 2026 envolverão 24 equipas, com  os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22  selecções determinadas pelos resultados nos Campeonatos Continentais Femininos da Fiba de 2025.

 

Os Torneios de Pré-Qualificação são uma parte importante da expansão do sistema de competição feminina, onde o objetivo é garantir a um maior número de Federações Nacionais competições internacionais significativas e regulares .

 

Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos para os Torneios de Qualificação em 2026 e competirão no Campeonato do Mundo de Basquetebol Feminino da Fiba de 2026. (LANCEMZ)

 

 

 

GRUPOS DA PRÉ-QUALIFICAÇÃO

 

GRUPO A:  SEDIADO NO MÉXICO: Correia, Mali, República Checa e Venezuela

 

GRUPO B: SEDIADO NO MÉXICO: México, Montenegro, Nova Zelândia e Moçambique

 

GRUPO C: SEDIADO EM KIGALI: Brasil, Hungria, Senegal e Filipinas

 

GRUPO D: SEDIADO EM KIGALI: Ruanda, Grã Bretanha, Argentina e Líbano.

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .