Com objectivo de reforçar a formação dentro do clube “alvi-negro”, o Grupo Desportivo Maputo assinou, na manhã desta sexta-feira, 14 de Março, dois memorandos estratégicos com o Instituto Médio do Desporto e Educação Física (IMEDE) e com a Academia Favela United.
Por Artur Manhique
Segundo Benjamin Manyanga, vice-presidente do Desportivo Maputo, a parceria com o IMEDE tem como principal objectivo fortalecer os conhecimentos científicos do sector administrativo da equipa.
“Sabemos que estamos carentes de conhecimento científico para podermos exercer com mais profissionalismo as nossas actividades neste grande clube. E, para isso, nada melhor do que juntarmos aqueles que têm esse conhecimento. Através do IMEDE, esperamos colher e beneficiar das várias formações que iremos desenvolver durante o período em que o contrato estiver em vigor”, afirmou Manyanga.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Por outro lado, a parceria com a Academia Favela United, representada por Patrick Hoep, centra-se na formação de jovens talentos, visando alimentar a equipa principal nos próximos anos.
“O nosso principal objectivo com a Favela United é a formação de jovens talentos. É uma academia já consolidada, que tem vindo a fazer um excelente trabalho e decidiu agora juntar-se a nós para capitalizar aquilo que têm e aquilo que nós temos. Vamos unir esforços para que possamos ter uma formação cada vez melhor e alcançar os nossos objectivos a médio e longo prazo”, explicou o vice-presidente do GDM.
LABORATÓRIO PARA FORMANDOS DO IMEDE
O director-geral do IMEDE, Paulo Saveca, sublinhou que o acordo permitirá que os estudantes da instituição desenvolvam mais práticas e aumentem o seu potencial como técnicos de desporto.
“Através deste memorando, poderemos proporcionar aos nossos estudantes mais oportunidades para desenvolverem práticas e aumentarem o seu potencial como professores e técnicos de desporto e educação física. Poderemos contribuir também para a formação dos agentes desportivos que desempenham as suas actividades neste clube. Estamos satisfeitos e esperamos que este memorando tenha efeitos positivos e contribua, cada vez mais, para a grandeza do Desportivo”, destacou Saveca.
Já Patrick Hoep, da Favela United, enalteceu o historial dos “alvi-negros” na formação de talentos, reforçando que a academia chega para ajudar o Desportivo a recuperar o seu lugar entre os grandes do futebol moçambicano.
“O Desportivo é um dos maiores clubes de Moçambique, com uma grande história. Criou muitos talentos e mudou a vida de vários atletas. Estamos a juntar-nos com o objectivo de formar uma nova geração de jogadores. A nossa meta, a longo prazo, é trazer o Desportivo de volta ao mais alto nível, mas esse processo começa com a formação”, afirmou Hoep.
Com estas parcerias, a direcção “alvi-negra” reafirma a aposta na formação como pilar essencial para a reconstrução do clube, que busca resgatar a sua identidade e mística no futebol nacional. (LANCEMZ)











