Vão a enterrar, na quarta-feira, às 13h00, no Cemitério de Lhanguene, os restos mortais do antigo presidente do Ferroviário de Maputo, Sancho Quipiço Júnior, falecido domingo, 13 de Abril, segundo deu a conhecer o clube “locomotiva” na sua página oficial do Facebook.
Quipiço dirigiu os destinos dos “locomotivas” da capital do país entre 2015 e 2019, período em que conquistou vários títulos nas diversas modalidades com destaque em 2018 e 2019 para a Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol sénior feminino e foi um dos responsáveis pela conquista, em 2015, do último campeonato nacional de futebol pelo CFvM.
Na sua nota fúnebre, o Clube Ferroviário de Maputo destaca que ao nível de infraestruturas, dinamizou, entre outras acções, a reestruturação do centro de estágio do Estádio da Machava.
DESPORTISTAS LAMENTAM MORTE DE QUIPIÇO
Entretanto, vários desportistas têm enviado mensagens de pesar pelo desaparecimento físico de Sancho Quipiço.
Numa nota divulgada na sua página oficial, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, presidida por Feizal Siadt, escreve que "foi com profunda dor e consternação que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) tomou conhecimento do desaparecimento físico do Eng.º Sancho Quipiço Júnior, ocorrido hoje, dia 13 de Abril de 2025", lê-se na nota.
A FMF destaca, ainda, o seu papel desempenhado pelo malogrado : "figura de referência no desporto moçambicano, o Eng.º Sancho Quipiço Júnior desempenhou, ao longo da sua trajectória, funções de grande responsabilidade no Clube Ferroviário de Maputo, instituição que presidiu entre 2015 e 2019, deixando um legado de dedicação e compromisso", lê-se.
Por seu turno, o Presidente da Liga Moçambicana de Basquetebol, escreve na sua nota de pesar que “o Engenheiro Sancho Quipiço é uma figura de referência do desporto nacional, pela sua trajectória enquanto dirigente desportivo, tendo deixado um legado de entrega, dedicação e compromisso, pelo que será sempre recordado pelo seu contributo inestimável para o desenvolvimento do desporto em Moçambique, em particular o basquetebol”.
O Clube Desportos da Costa do Sol também não ficou alheio a esta perda irreparável, tendo escrito na sua pagina oficial do Facebook que “neste momento de dor e consternação, endereçamos as mais sentidas condolências à família enlutada, ao Clube Ferroviário de Maputo e a todos quantos partilharam da sua trajectória no panorama desportivo moçambicano. Sancho Quipiço será sempre recordado pelo seu contributo inestimável no desenvolvimento do desporto em Moçambique”. (LANCEMZ)