desporto mocambicano

Desfile de Moçambique na abertura dos Jogos da Commonwealth exalta a paz e a cultura da Pérola do Índico

  • 5062

Foi cantando um refrão da música da afamada banda Kapa Dêch  (quebras reverência a necessidade de correr ou de se apressar - guidzima) que a Missão Moçambique entrou para o Alexander Stadium para tomar parte no desfile de abertura da XXII Jogos da Commonwealth que iniciaram nesta quinta-feira, 28 de Julho, é que vão prolongar-se até ao próximo dia 8, tendo a cidade de Birmingham, no Reino Unido, como a sua sede.

 

Por Alfredo Júnior em Birmingham

 

Todos 15 atletas moçambicanos acompanhados pelos respectivos treinadores e demais oficiais passaram de forma animada de fronte a bancada onde se encontrava o Príncipe Charles que representou a Rainha Isabel II no acto oficial de arranque do evento que reúne 72 países filiados na organização anglófona.

 

Com a bandeira a ser portada pela pugilista Alcinda Panguana e pelo nadador Caio Lobo Moçambique foi o décimo país africano a entrar para aquele renovado recinto que recebeu 30 mil espectadores que aplaudiram os representantes de cada país presente neste mega evento desportivo.

 

A comitiva esteve trajada com roupa típica moçambicana com as mulheres e os homens a enxergarem vestido e calças de capulana garrida transmitindo a alegria do povo moçambicano, bem como camisetes brancas com devorado do mesmo tecido de capulana, exaltando mensagens de paz e união dos povos, numa criação da estilista Firoza Sidat.

 

Para além de espalharem o charme e a cultura moçambicana, os representantes da Pérola do Índico trocaram experiências com os demais participantes deste desfile com a Inglaterra, na qualidade de país anfitrião, sendo o último a entrar para o Alexander Stadium levando os espectadores ao rubro.

 

A conhecida banda britânica, Duran Duran, será a atração principal da cerimónia de abertura em sua cidade natal, Birmingham. 

 

O Duran Duran formou-se em Birmingham em 1978 e foram figuras de destaque nas paradas durante os anos 1980 e início dos anos 1990 com sucessos notáveis como Hungry Like the Wolf, Ordinary Girls e Girls on Film. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .