O Costa do Sol e o Sporting do Egipto protagonizam na noite deste sábado a final da Taça dos Clubes Campeões de África, partida que terá lugar pelas 18:30 Horas, no Pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane. O categorizado treinador, Carlos Aik, que foi o último vencedor da prova ao serviço do Ferroviário de Maputo, faz a antevisão do jogo da final na linha que se segue.
Vamos aos argumentos: será que a vitória sobre o Sporting na fase de grupos do Ferroviário é sinónimo de vitória para o Costa do Sol? Recordar que nesse jogo o Ferroviário esteve em dificuldades, pelo que para as campeãs nacionais a final não serão favas contadas.
ANÁLISE INDIVIDUAL DAS PEÇAS CHAVES DO COSTA
Analisando a prestação individual das atletas “canarinhas” antes da final nota-se que Ingvild Mucauro não esteve no seu melhor nas meia-final. O país precisa dela na final. Heuleutéria Lhavanguane, ou simplesmente, Formiga esteve também muito fraca. Tem condições para fazer mais. Eventualmente o facto de as duas atletas terem mais minutos nas pernas faz com que não estejam no seu melhor nesta fase final da competição. Na final Costa do Sol e o país precisa delas.
Vilma Covane deve ser peça importante. Tem estado bem nos ressaltos e nos lançamentos curtos. Precisa de estar mais assíduo na defesa. Elizabeth Pereira e Shelsea Rafael onde andam os triplos. Defender bem e não atacar bem pode não ser suficiente.
Nilza Chiziane tem de ser mais ofensiva. As penetrações pela linha final onde andam?
ANÁLISE DOS ARGUMENTOS DO SPORTING
Vamos ao Sporting: tem algumas jogadores com certa experiência, habituadas a sofrer e a virar os acontecimentos. Querem vingar a humilhante derrota com o Ferroviário no Cairo em 2019, quando tinham uma equipa muito forte.
Que argumentos trazem: Experiência, vontade atitude e malandragem. As americana Cierra Dillard é fundamental na condução ofensiva da equipa, tendo demonstrado ser letal no lançamento exterior. A poste americana Shayla Cooper também tem uma palavra a dizer na luta debaixo das tabelas.
Estão lançados os dados para uma grande final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Atenção aos jogos de bastidores. Força Costa do Sol. (LAMCEMZ)