A velejadora moçambicana, Deisy Nhaquila, está qualificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024 ao terminar em segundo lugar no Campeonato Africano de Vela, que decorre desde sábado no Mar Vermelho, na cidade de Hurgarda, Egipto.
Por Alfredo Júnior
Na prova decorrida em águas egípcias, Deisy Nhaquila conseguiu superar desafios e tornou-se na segunda atleta moçambicana a garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos a terem lugar no próximo ano em França.
Nhaquila junta-se assim a Alcinda Panguana que na modalidade de boxe foi a primeira atleta nacional a a garantir presença nos Jogos Olímpicos. Refira-se que ambas vão marcar presença numa olimpíada pela segunda vez depois de terem estado nos Jogo Olímpicos Tóquio 2020.
Deisy Nhaquila é actual detentora do título africano na classe Laser Radial, Deisy e terminou na segunda posição atrás de uma velejadora egípcia, numa prova em que estiveram envolvidas 11 atletas da modalidade, oriundos de seis países, tais como Argélia, Angola, Egipto, Moçambique, Marrocos e Tunísia. (LANCEMZ)










