desporto mocambicano

Definido calendário de qualificação a BAL 2023

  • 320

O caminho definido para a terceira edição da Basketball África League – BAL 2023 já está definido, ou seja, a FIBA – África já definiu a calendarização das etapas que levarão ao apuramento para a tão importante competição da bola-ao-cesto do continente africano. O Ferroviário da Beira será o representante moçambicano nesta competição, em virtude de ter vencido a Liga Moçambicana de Basquetebol relativa a época 2021.

 

A primeira fase de qualificação, designada “Road to BAL” (o Caminho para BAL) terá a participação de um número máximo de 48 equipas e deverá ter lugar entre os meses de Setembro e Dezembro do presente ano.

 

Tal como nas edições anteriores, o objectivo desta fase inicial é qualificar as seis equipa que se juntarão às outras seis que vão compor o grupo de 12 que disputará a fase final da competição que deverá ter lugar entre os meses de Fevereiro e Junho de 2023.

 

Cada uma das 48 federações nacionais, à excepção de Angola, Egipto, Ruanda, Senegal e Tunísia, deverão apresentar o seu representante para esta primeira fase de qualificação, que deverá ser o campeão nacional de cada país da época 2021/2022.

 

INSCRIÇÕES TERMINAM A 22 DE JULHO

 

A primeira etapa de apuramento está divida em duas fases, sendo a primeira que vai decorrer entre 6 de Setembro e 30 de Outubro de 2022. A segunda etapa denominada Elite 16 vai decorrer entre os dias 22 de Novembro e 4 de Dezembro.

 

As inscrições deverão ocorrer até ao dia 22 de Julho, sendo que logo a seguir irá decorrer o sorteio que irá dividir as 48 equipas em oito grupos com um máximo de seis equipas cada um, devendo jogar todos contra todos em uma volta, devendo as duas primeiras classificadas apurar-se para a fase seguinte. Esta etapa poderá sofrer ligeiras alterações, estando dependente do número de equipas inscritas.

 

Depois desta fase de grupo, as 16 equipas serão divididas em dois grupos de 8 integrantes, sendo que estes grupos estarão divididos em duas séries de quatro equipas que deverão jogar entre si em uma volta. As duas primeiras classificadas deverão apurar-se para as meias-finais, com os vencedores a qualificarem-se para a fase final, juntando-se ao vencedor dos jogos do 3º e 4º classificado, perfazendo três equipas em cada grupo apuradas para a fase que terá 12 clubes participantes.

 

Estas etapas estarão sob gestão da FIBA-África que já abriu as candidaturas dos países que queiram acolher os jogos de apuramento.

 

POR CONFIRMAR ISENÇÃO NA PRIMEIRA ETAPA

 

Entretanto, está ainda por confirmar a notícia que dá conta que o Ferroviário da Beira está isento de participar na primeira etapa de qualificação a Basketball Africa League. Notícias postas a circular há dias, referiam que a BAL e a FIBA teriam decidido informalmente que as equipas que se sagraram campeãs nos seus países e que tenham jogado a última fase final da BAL estariam isentas desta fase preliminar.

 

Porém, contactada a Federação Moçambicana de Basquetebol, entidade há quem cabe a missão de inscrever as equipas na prova e manter a comunicação com a FIBA-África,  referiu não ter recebido até aqui o comunicado oficial emitido pelos organizadores da prova que confirmem este facto, garantindo porém que o Ferroviário da Beira já está indicado como o representante de Moçambique na etapa de apuramento.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .