Na abertura da segunda volta do Moçambola 2024, o Brera Tchumene tem a dura missão de defrontar o Desportivo Nacala num dos terrenos mais complicados da competição. Dário Monteiro, treinador do Brera, reconheceu as dificuldades de enfrentar os “canarinhos” de Nacala fora de portas, mas garante que a sua equipa encarra a partida com muita responsabilidade.
Por Artur Manhique
“É um jogo difícil. São duas equipas que estão precisando de pontos. Vamos encarar com responsabilidade, com muita seriedade este jogo. É um jogo muito complicado. Da melhor forma possível. Temos quase todos os jogadores disponíveis. Por isso, estamos já na cala com a nossa máxima força”, afirmou Dário Monteiro.
Por outro lado, Monteiro sublinhou que desde a sua chegada, a primeira meta era fortalecer a defesa, visto que, para ele, é uma área chave para se construir uma equipa vencedora.
“Eu acho que as equipas constroem-se de trás para a frente. Quando nós chegamos, tivemos a preocupação de não sofrer golos, porque quem não sofre golos, está mais próximo de conseguir pontos e a nossa preocupação é ter pontos. Nesta altura, estamos preocupados com toda a equipa. Nos últimos 3 ou 4 jogos, sofrimos sempre golos. Queremos mudar essa forma de estar”, contou o antigo avançado dos Mambas.
Na primeira volta, o Brera Tchumene perdeu em casa diante no Desportivo de Nacala, contudo, Dário Monteiro, destacou a necessidade de se aprender com o passado com vista a melhorar o presente e futuro.
“Estamos a pensar no presente e a tentar construir um futuro bom para o Brera. Não nos esquecemos do passado, até porque vamos atrás do passado sempre para tentar corrigir as coisas más que a gente fez no passado, mas agora estamos preocupados com o jogo. Temos consciência que o Desportivo de Nacala vem de uma vitória moralizadora com a União Desportiva do Songo, mas tenho a certeza absoluta que os rapazes vão responder de uma forma positiva e vão competir de igual para igual em Nacala”, completou.
Quem também expressou confiança para voltar com os três pontos é o avançado Adinan e sublinhou:
“É um jogo que está 50 por 50 e vamos jogar de peito aberto com consciência de que vamos a Nacala para levar uma vitória. E acredito que jogando é que veremos quem sairá com os três pontos porque as duas equipas têm o mesmo nível”, começou por dizer o avançado.
Quanto a época de estreia absoluta do Brera no Moçambola, o avançado sublinhou que a primeira volta serviu de aprendizado, garantindo que equipa está pronta para atacar o objectivo principal que é a manutenção.
“Primeiramente nós somos principiantes nesta prova, na primeira volta conseguimos perceber quais são os desafios, quais são os déficits e quais são as vantagens que tínhamos. E hoje, temos mais vantagens do que desvantagens. Treino por treino, vamos explorando as nossas vantagens e vamos atacar os nossos objectivos nessa segunda volta”, encerrou Adinan.
VEJA A ANTEVISÃO NO NOSSO YOUTUBE:
Com 11 jogos realizados, o Brera Tchumene com 10 pontos, e Desportivo de Nacala com 9, ocupam a 9ª e 10ª posição na tabela classificativa do Moçambola.