desporto mocambicano

Costa do Sol escolheu CNSS do Congo para estreia na Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol

  • 191

É já esta sexta-feira, 9 de Dezembro, que inicia a Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol Sénior Feminino, com o Costa do Sol (anfitrião do evento) a estrear-se diante do CNSS da República Democrática do Congo, partida que estará inserida no Grupo A da competição que terá lugar na Pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, na capital do país.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A prova terá a participação de dez clubes, sendo que Moçambique estará representado por duas formações, pois para além do campeão nacional de 2021, o país contará nesta prova com a presença do Ferroviário de Maputo que vai defender o título de bicampeão africano, títulos referentes a prova decorrida nos anos de 2018 e 2019. As "locomotivas" da capital do país iniciam a defesa do título diante do APR do Ruanda.

 

Depois de dois anos de interregno devido a pandemia da COVID-19 que impossibilitou a realização do evento dos campeões africanos em seniores femininos, a cidade de Maputo será o palco do desfile das dez melhores equipas do continente que até ao dia 17 do corrente mês vão bater-se pela conquista do título.

 

Para além das “locomotivas” da capital do país, a prova contará com a presença do Interclube de Angola, o clube que venceu por cinco vezes a competição e foi finalista vencido nas últimas duas edições e que veio a Maputo com objectivo de conquistar o sexto título nesta prova.

 

DOIS GRUPOS DE CINCO E AVANÇAM QUATRO PARA SEGUNDA FASE

 

A primeira fase da competição será composta por dois grupos de cinco participantes, sendo que o Grupo A tem no Costa do Sol como cabeça de série, contando com a participação das equipas do CNSS da República do Congo, Kenya Port Autority do Quénia, BBC Ernergie do Benini e Interclube de Angola.

 

Já o Grupo B que tem o Ferroviário de Maputo (campeão em título) como cabeça de série contará com a participação dos APR do Ruanda, Sporting Club Alexandria do Egipto, AS Ville do Dakar do Senegal e Overdose Up Station dos Camarões.

 

As quatro primeiras classificadas de cada grupo avançam para a segunda etapa da competição, quartos-de-final que será a eliminar, acto contínuo nas meias-finais até se encontrar os dois finalistas que irão decidir o título.

 

A Taça dos Clubes Campeões de África da FIBA é uma prova anual para mulheres realizada em Maputo pela terceira vez na última década. A cidade costeira moçambicana acolheu a competição em 2016 e 2018. Outras cidades que organizaram o torneio nos últimos dez anos foram Cairo (2019), Luanda (2015 e 2017), Sfax/Tunísia (2014), Meknes/Marrocos (2013) e Abidjan (2012). (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .