As equipas do Costa do Sol, em seniores masculinos, e do Matchedje, em seniores femininos, sagraram-se campeãs da cidade de Maputo na modalidade de andebol, cujos últimos jogos das finais tiveram lugar sexta-feira e sábado, no Pavilhão da Escola Secundária da Malhangalene, local que acolheu centenas pessoas ávidas em testemunhar o fim da principal competição da modalidade ao nível da capital do país.
Por Redacção LanceMZ
Em masculinos, a final entre a turma “canarinha” e o Malhangalene teve que ir à, pois as duas equipas empataram a uma vitória para cada lado, no ‘play-off’ disputado à melhor de três jogos. Na primeira partida da final, o Costa do Sol venceu por 31-27 e na segunda partida a vitória foi para a formação da Malhangalene por 32-31.
No jogo decisivo, depois de um equilíbrio inicial e ao longo da primeira parte, o Costa do Sol assumiu o protagonismo da partida, graças à sua maior frescura física, passando a liderar o marcador com uma diferença de golos a oscilar entre os quatro e seis golos.
A partida teve uma ponta final frenética com a formação da Malhangalene a reduzir a desvantagem para dois golos, mas a frieza da turma “canarinha” permitiu controlar a liderança do marcador, terminando o jogo com o resultado de 21-24 favorável ao Costa do Sol que por via disso conquistou o título em disputa.
Já em femininos, o Matchedje não teve dificuldades para impor-se perante a equipa do Ferroviário de Maputo. Depois de vencer o primeiro jogo por dez golos de diferença, ou seja, 28-18, as “militares” voltaram a triunfar no segundo jogo do ‘play-off’ fazendo um convincente 2-0 e conquistando de forma categórica o título em disputa.
Agora as melhores equipas de andebol ao nível da cidade de Maputo vão preparar-se para tomar parte nos Campeonatos Nacional da modalidade que este ano poderão ter lugar no mês de Setembro, em Dondo, na província de Sofala, carecendo de confirmação por parte da Federação. (LANCEMZ)










