As equipas do Clube Desportos da Costa do Sol (em masculinos) e Ferroviário de Maputo (em femininos) estão em de "/> As equipas do Clube Desportos da Costa do Sol (em masculinos) e Ferroviário de Maputo (em femininos) estão em de "/>
desporto mocambicano

Costa do Sol e Ferroviário dominam Nacional de juniores marcado por inscrições irregulares

  • 158

As equipas do Clube Desportos da Costa do Sol (em masculinos) e Ferroviário de Maputo (em femininos) estão em destaque no Campeonato Nacional de Basquetebol na categoria de juniores, que decorre na cidade de Quelimane, na província da Zambézia. A prova tem sido manchada por casos de inscrições irregulares e denúncias de falsificação de idades que levaram a organização a retirar da competição atletas de alguns clubes.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Com efeito, após a disputa de três jornadas, o Costa do Sol regista igual número de vitórias, algumas da quais por números expressivos, como a alcançada frente a Nudex  de Pemba de Cabo Delgado, em que a equipa “canarinha” venceu por 92- 49, passando a liderar o grupo A com 6 pontos.

 

A equipa anfitriã desta prova, o Sporting de Quelimane levou de vencida a turma do Eagles da Maxixe por 70-57, ocupando a segunda posição do grupo com um saldo de duas vitórias e uma derrota, totalizando 5 pontos.

 

Pelo Grupo B, o destaque vai para a Liga do Chimoio que também fez o pleno nos três jogos realizados, tendo na terceira jornada disputada esta quinta-feira, 19 de Janeiro, vencido a formação da New Vision de Pemba por 66-73, comando o seu sexto ponto. Para este grupo, O Niassa Basquetebol Team derrotou a formação do Desportivo de Mocuba por 76-25.

 

FERROVIÁRIO E SPORTING IMPARÁVEIS EM FEMININOS

 

Em femininos, o Nacional de Juniores é dominado pelas equipas do Ferroviário de Maputo e Sporting de Quelimane que somam por vitórias no três jogos até aqui realizados, somando seis pontos na tabela classificativa, com maior coeficiente favorável para as “locomotivas”de Mapyto que apresentam 3,032 contra 1,491 das leoas de Quelimane.

 

Na terceira jornada da prova, o Ferroviário de Maputo levou de vencida a fomacao do Ferroviário da Escola Secundária de Namicopo por 73-24, enquanto que o Sporting de Quelimane teve que suar as estopinhas para derrotar o Desportuivo de Tete por quatro pontos de diferença, ou 45-49.

 

Ainda em femininos, há a destacar a prestação da equipa do Textáfrica do Chimoio que levou de vencida a formação do Nudex de Pemba por 49-71, passando a ocupar a quarta posicao com um total de quatro pontos.

 

INSCRICOES IRREGULARES MANCHAM A PROVA

 

Entretanto, a realização do Campeonato Nacional de Basquetebol tem sido manchado por casos de inscrições irregulares de jogadoras, bem como por denúncia de falsificação de idades que tem sido recorrentes em competições dos escalões de formação no desporto moçambicano.

 

Caso do género envolvem as equipas do Sporting de Quelimane que viu uma atketa sua ser returada da prova devido a inscrição irregular, enquanto outro atleta enfreta a acusação de falsificação de idades.

 

Por outro lado, a equipa feminina do Desportivo de Tete viu cinco das suas atletas desqualificadas por má inscrição, sendo a denuncia refere que as mesmas representaram na presente temporadas outras equipas oriundas da cidade do Chimoio.

 

Ainda assim, destaca-se que este campeonato nacional regista uma boa participação de equipas, sendo nove em masculinos e seis em femininos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .