O Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo, finalistas das últimas três edições da da Liga Moçambicana de Basquetebol Sénior Feminina, designada liga SASOL, na sua quarta edição, estrearam com vitórias tranquilas nos jogos da primeira jornada da prova que arrancou esta quarta-feira, no Pavilhão do Maxaquene. O Costa do Sol não enfrentou dificuldades para derrotar o Ferroviário da Beira por 81-44, enquanto que o Ferroviário de Maputo derrotou a Lazio de Maputo por 60-80.
Por Redacção LanceMZ
As canarinhas entraram mandando no jogo ainda que as “locomotivas” do Chiveve tenham procurado dar resposta no primeiro quarto que terminou com o parcial de 24-15, a diferença de 9 pontos, a mais curta em todo jogo, pois ao intervalo a equipa de Leonel Manhique já vencia por 53-24.
Nos dois quartos seguintes o Costa do Sol refrescou a sua equipa dando mais minutos às jogadoras menos utilizadas na época, terminando o terceiro quarto com o resultado de 69-28.
VEJA O RESUMO DO JOGO
Nos últimos 12 minutos o Ferroviário da Beira 16-12, nas insuficiente para evitar a derrotar por 37 pontos, ou seja, 81-44, que espelha as diferenças do nível competitivo entre as duas equipas. Com 17 pontos, Dilma Roldão foi a melhor marcador secundada por e Iolanda Pedro com 14 pontos e 10 ressaltos.
INGVILD ESTREIA-SE E DESTACA-SE NA VITÓRIA LOCOMOTIVA
O jogo Lazio - Ferroviário de Maputo foi o de maior cartaz na primeira jornada da da Liga Moçambicana de Basquetebol Sénior Feminina, designada Liga SASOL, na sua quarta edição. A equipa orientada por Aldo Corno entrou melhor, surpreendendo as locomotivas que no entanto a meio do primeiro quarto assumiram o seu favoritismo e saíram com 11 pontos de vantagem, com o marcador a assinalar 8-19.
No segundo quarto a equipa de Nasir Salé continuo dominante com Ingvild Mucauro a demonstrar que regressou em grande para a equipa “locomotiva” atirando bombas da linha dos três pontos, carregando o Ferroviário de Maputo a uma vantagem de 15 pontos ao intervalo, com o placard a assinalar 25-40 favorável a equipa verde e branca.
No terceiro quarto a senegalesa Fatou Pouye que terminou o jogo com um duplo-duplo ao marcar 18 pontos e capturar 11 ressaltos, tentou encetar uma recuperação da Lazio que apenas conseguiu um parcial de 14-17, com o Ferroviário de Maputo a terminar a etapa com uma vantagem de 18 pontos, 39-57 no marcador.
Nos últimos doze minutos a Lazio continua a procura da aproximação, enquanto o Ferroviário de Maputo geria o desgaste físico das suas principais jogadoras a ganharem minutos de descanso. Ainda assim a equipa do Ferroviário de Maputo saiu vitoriosa por 20 pontos de diferença, com o marcador a assinalar o resultado de 60-80. (LANCEMZ)