Com um total de 9 jogadoras, o Clube Desportos da Costa do Sol domina a convocatória da selecção nacional de futebol sénior feminino anunciada pelo seleccionador Victor Matine, tendo em vista a participação no Torneio Cosafa que vai ter lugar de 22 de Outubro a 2 de Novembro, em Por Elizabeth, actual cidade de Gqeberha, na África do Sul.
Por Redacção LanceMZ
Na lista divulgada na manhã desta sexta-feira, 18 de Outubro, destaca-se a inclusão de apenas duas jogadoras que evoluem no estrangeiro, nomeadamente, Lónica Tsanwane e Cidália Cuta, que actuam no Minks FC da Bielorrússia, destacando-se a ausência de Lúcia Moçambique e Matine explicou os motivos da sua ausência.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
“A Lúcia de facto é uma peça basilar no grupo de trabalho, nós não valorizamos muito aspectos individuais, a envolvência colectiva é que tem que determinar em diversos momentos do jogo, gostaria de contar com ela, mas o clube onde ela joga acabou por não libertar a jogadora tendo em conta que não estamos perante uma Data-FIFA não há obrigatoriedade de libertar as atletas para representar as selecções nacionais e temos que respeitar, mas neste grupo de trabalho só faz falta quem está aqui presente”, referiu o seleccionador nacional.
No evento a arrancar na próxima semana, Moçambique está integrado no Grupo D, a par das selecções do Zimbabwe e Lesoto, sendo que Victor Matine prevê uma boa prestação por parte do combinado nacional.
“Há um trabalho muito grande que está a ser feito pelo analista, uma equipa técnica não sem analista não estuda os adversários e nós não fugimos a essa situação. Continuamos a estudar até ao dia 24 o nosso primeiro adversário que é o Zimbabwe que tem os seus pontos fortes e até tem pontos que são vulneráveis que serão por nós explorados, mas também eles estão a estudar a nossa equipa. No ano passado jogamos com Zimbabwe e levamos à melhor no jogo de atribuição de terceiro e quarto lugar, mas não esperamos que seja um jogo fácil, são equipas diferentes, acreditamos que levaremos à melhor, mas não deixaremos de respeitar o adversário”, disse Matine.
VENCER A TAÇA COSAFA É O OBJECTIVO DA FMF
A Federação Moçambicana de Futebol, na voz de Claudete Pereira, a responsável pelo futebol feminino, colocou a fasquia elevada para este combinado, sendo que a aposta passa por conquistar a competição, depois de na última edição a seleção sénior feminina ter terminado na terceira posição.
“Ano passado ficamos em terceiro lugar e isso mostra que desenvolvemos bastante no futebol feminino e este ano o nosso interesse é de chegarmos no pódio. Nós já tivemos uma experiência anterior, já conhecemos o Mister Matine que já conhece as atletas e sabe qual é ponto que se pode aproveitar de cada atleta e temos fé que com ele nós chegaremos à frente. Todas as condições estão criadas para tal”, disse Claudete Pereira.
A selecção vai sair de Maputo na próxima segunda-feira, 21 de Outubro, devendo pernoitar em Bloemfontein, antes de chegar a Port Elizabeth, onde deverá observar um único treino antes do embate da jornada inaugural antes
Eis as jogadoras convocadas para esta operação anunciadas por Victor Matine:
GUARDA-REDES: Neima Nhamire, Eva Costa e Anselmina Mussa;
DEFESAS: Isaura Chidembo, Virgínia Fernando, Rosa Mainque, Aurora Ngale, Delici Assane, Ivone Machaieie, Amélia Banze, Tereza Duarte;
MÉDIOS: Emília Cazembe, Cina Manuel, Albertina Pondja, Inês Chingueleze, Eunência Machava, Joana Musseuei e Lónica Tsanwane.
AVANÇADAS: Célia Miguel, Cidália Cuta, Angila Mutula e Ermelinda Guinda. (LANCEMZ)