No duelo mais aguardado da 5ª jornada da Liga Sasol em basquetebol sénior feminino, o Costa do Sol teve que suar para superar a Lazio de Maputo por 64-50 num encontro realizado na noite desta segunda-feira, no Pavilhão do Maxaquene.
Por Redacção LanceMZ
Nos minutos iniciais da contenda, o terceiro classificado da última edição da prova entrou determinado a contrariar o favoritismo do Costa do Sol, conseguindo controlar a partida com uma ligeira vantagem de 3 pontos até ao fim do primeiro período.
Obrigadas a correr atrás do prejuízo, as canarinhas foram crescendo no jogo e conseguiram fazer cambalhota no marcador, abrindo uma vantagem de 7 pontos, contudo, a Lazio não tremeu e voltou a reduzir a diferença pontual para margem mínima, saindo ao intervalo com o placar a marcar parciais 25-24.
O equilíbrio e a incerteza no resultado se alastrou até ao fim do terceiro período, com as duas formações não tirando o pé do acelerador. Nelda Novela e Fatou Poye do lado da equipa ítalo-moçambicana e Sheila Honwana e Shelsea Rafael do lado das canarinhas eram as melhores unidades da partida.
No último e decisivo quarto do encontro, prevaleceu a experiência das pupilas do Leonel “Mabé” Manhique que assumiram a rédeas do encontro, com a Nilza Chiziane a se evidenciar nos derradeiros minutos, conquistando faltas que fizeram diferença no triunfo das canarinhas depois do encontro ter estado empatado a 42 igual, facto que mereceu contestações do banco técnico da equipa da Lazio sobre a actuação da arbitragem.
Referi-se que no capítulo individual, o destaque vai para Nilza Chiziane que marcou 22 pontos e ganhou 8 ressaltos, enquanto que pelas bandas da Lazio Fatou Pouye anotou 19 pontos e ganhou 8 ressaltos.
Com a vitória, por 64-50, o Costa do Sol segue na segunda posição da maior prova da bola ao cesto do país com 5 vitórias em igual número de jogos, em igualdade pontual com o Ferroviário de Maputo que derrotou o Clube Municipal da Beira por 142 a 25.
A POLITÉCNICA SOMA SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA
Se por um lado o Maxaquene procurava reverter a derrota sofrida diante da Lazio na jornada anterior, a equipa da A Politécnica chegou ao duelo frente aos tricolores confiante depois do triunfo frente ao Municipal da Beira e manteve a boa fase ao derrotar o Maxaquene por 63-50 em encontro válido para a 5ª jornada da Liga Sasol.
Tal como ocorreu na quarta jornada, o Clube de Desportos da A Politécnica viu a Sarifa Fumo, com 5 lançamentos triplos certeiros, conduzir a equipa a mais um triunfo, terminando o certame com 6 ressaltos, duas assistências e 18 pontos, de nada valendo os 15 pontos da Ineida Chelene do lado do Maxaquene.
Se na primeira parte os encontro esteve equilibrado, com a diferença pontual a ser de apenas de 3 na saída ao intervalo, com os parciais 26-23 a favor da A Politécnica, na retoma da segunda etapa a equipa treinada pelo Hélio de Sousa tratou de ampliar a vantagem para 10 pontos no fim do terceiro período.
Apesar da reacção da turma tricolor no último quarta, a A Politécnica não baixou a guarda e continuou a ditar o ritmo do encontro, com Leria Mundai a aparecer bem no último quarto, encerrando a sua participação na partida com 11 ressaltos, duas assistências e 14 pontos, ajudando as estudantes da Politécnica a alcançar a segunda vitória consecutiva, desta feita por 63-50. (LANCEMZ)