desporto mocambicano

Costa do Sol - A Politécnica e Ferroviário de Maputo - Lazio são duelos das “meias” na Liga Sasol

  • 298

Está encontrado o emparelhamento dos jogos das meias-finais da Liga Moçambicana de Basquetebol Sénior Feminino - Liga Sasol 2023, após a realização dos jogos play-off de apuramento  a esta etapa. A turma da A Politécnica venceu por 2-0 ao Município da Beira e por via disso marcou encontro com o Costa do Sol, enquanto que a Lázio de Maputo também venceu por 2-0 ao Ferroviário da Beira e por via disso vai enfrentar o Ferroviário de Maputo, nas meias-finais cujo início está marcado para quarta-feira, 8 de Novembro, após dois dias de descanso a observar esta segunda e terça-feira.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O primeiro duelo do apuramento as meias-finais envolveu as equipas da Lazio de Maputo e o Ferroviário da Beira com a equipa da capital do país a sair vitoriosa, com o resultado de 64-55, com o domínio a ser inquestionável, num encontro em que o destaque foi a senegalesa Diout Oumu que fez um duplo-duplo, ao anotar 14 pontos e ganhar 10 ressaltos, bem secundada por Neyde Chande que fez 17 pontos e ganhou 4 ressaltos.

 

Já na tarde de sábado, teve lugar a o segundo jogo do “play-off” em que o Ferroviário da Beira veio motivado para procurar surpreender o adversário, tendo começado com um parcial de 18-19 no primeiro quarto favorável à Lazio, que ao intervalo já vencia por 30-23.

 

Na segunda parte, a equipa da capital do país reduziu a intensidade no seu jogo o que foi aproveitado pelas “locomotivas” do Chiveve que venceram o quarto por 13-15, colocando o resultado em 43-38 ao cabo de trinta minutos de jogo.

 

Nos últimos dez minutos, a partida decresceu de nível com as duas equipas a terem índices baixos de concretização, tendo se registado o parcial de 6-5, o que permitiu a Lazio de Maputo por 49-43, números que espelham a baixa produtividade das duas equipas na última etapa do encontro.

 

Os destaques foram para Dilma Roldão da Lázio que anotou 12 pontos e ganhou 4 ressaltos, enquanto do lado do Ferroviário da Beira Iolanda Francisco voltou a destacar-se com 13 pontos e 7 ressaltos ganhos.

 

A POLITÉCNICA DESPACHA MUNICÍPIO DA BEIRA

 

O outro encontro envolveu as equipas da A Politécnica e do Município da Beira que logo à partida sabiam das dificuldades que iria enfrentar perante uma equipa que na edição passada terminou no terceiro lugar. No primeiro jogo do “play-off” a vitória sorriu para a equipa da capital do país por 68-46, um resultado que espelha as diferenças entre as duas formações.

 

Para a segunda partida, o treinador da A Politécnica, Hélio de Sousa, apostou em dar mais rodagem ao seu banco de suplentes, no sentido de dar mais ritmo a todas jogadoras, facto que permitiu ganhar uma vantagem inicial de 11 pontos no primeiro quarto, tendo ao intervalo o marcador assinalado 23-31 favorável para a equipa da capital.

 

No terceiro quarto, a A Politécnica pisou no acelerador e a equipa do Município da Beira demonstrou dificuldades para acompanhar o ritmo e a etapa terminou com o parcial de 7-27, com o placar a assinalar 30-58.

 

Com 28 pontos de desvantagem, as meninas de Sofala resignaram na luta pela vitória que não escapou a A Politécnica por 40-76, 36 pontos que espelham as diferenças entre as duas equipas. Lacelissa Vilanculos 32 pontos e 8 ressaltos e Leria Mumbai que 11 pontos  e ganhou 9 ressaltos foram os destaques na equipa da A Politécnica.

 

MAXAQUENE TERMINA EM SÉTIMO

 

Para a atribuição do 7º e 8º lugar, estiveram frente-a-frente as equipas do Maxaquene e a New Vision de Pemba, com as “tricolores” a vencerem o jogo 1 do play-off à melhor de três, por 68-48.

 

Porém, na segunda partida a turma de Pemba esteve em vantagem ao intervalo com o marcador a assinalar 37-22.  Entretanto, na segunda parte com uma excelente actuação de Inelda Chelene que anotou 21 pontos e ganhou 10 ressaltos, o Maxaquene deu a volta ao texto e acabou vencendo por um ponto de diferença, 49-50, que permitiu terminar na sétima posição da competição, falhando entretanto a manutenção na prova. (LANCEMZ)  

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .