desporto mocambicano

Costa do Marfim é o adversário que se segue no acesso aos quartos do Afrobasket 2023

  • 585

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique vai defrontar a Costa do Marfim no acesso aos quartos-de-final do AfroBasket 2023 que decorre no BK Arena em Kigali, a capital do Ruanda. A partida tem lugar esta terça-feira, 1 de Agosto, pelas 18 Horas e o combinado está focado em atingir os “quartos” da prova onde, caso vença as marfinenses, vai defrontar a campeã em título a Nigéria.

 

Por Alfredo Júnior, em Kigali

 

Este cruzamento é pelo facto de Moçambique ter terminado em segundo lugar do Grupo B, devendo defrontar o terceiro classificado do Grupo A que foi a Costa do Marfim que teve o pior cesto average no agrupamento, visto que todas as selecções do Grupo A terminaram com uma vitória em igual número de derrota, sendo que o Ruanda acabou terminando em primeiro fruto da vitória gorda sobre a Costa do Marfim que perdeu com o Ruanda por 64-35 e venceu a Angola por 72-69 e na última jornada as angolas derrotaram as anfitriãs por 74-68.

 

Moçambique fez a sua estreia com uma derrota frente aos Camarões por 55-53, mas na tarde seguinte redimiu-se ao vencer a Guiné por 99-40, numa partida que foi testemunhada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Estes resultados levaram a equipa de Carlos Aik a terminar em segundo do Grupo ganho pelos Camarões que na noite de domingo derrotaram a Guiné por 50-70.

 

Caso Moçambique vença à Costa do Marfim a chave do sorteio indica que as raparigas da Pérola do Índico vão defrontar a Nigéria que terminou em primeiro lugar no Grupo D, ao vencer a República Democrática do Congo por 69-35 e na segunda jornada derrotou o Egipto por 65-83.

 

MOÇAMBIQUE VITORIOSO SOBRE COSTA DO MARFIM

 

A Costa do Marfim é um adversário conhecido para Moçambique tendo em conta os confrontos anteriores integrados no Campeonato Africano, tendo o último frente-a-frente ocorrido em Setembro de 2021, no AfroBasket decorrido nos Camarões, partida que foi ganha por Moçambique por 59-57.

 

Despois de ter iniciado jogo a vencer nessa partida, a selecção moçambicana permitiu a aproximação das marfinenses que nos instantes finais vencia por dois pontos de diferença até que um lançamento de Ingvild Mucauro a 4.6 segundos por terminar permitiu a Moçambique passar para a frente e com a vitória assegurada.

 

ANGOLA MEDE FORÇAS COM A GUINÉ

 

Nos outros encontros de acesso aos quartos-de-final, a selecção de Angola vai enfrentar a turma da Guiné, pelas 12 Horas. Por outro lado, as 15 Horas haverá um duelo entre o Egipto e o Senegal, formação que quedou-se na terceira e última posição do  Grupo C, sendo que esta etapa de apuramento fecha com o jogo Ugada – República Democrática do Congo.

 

Referir que as selecções do Ruanda (Grupo), Camarões (B), Mali (C) e Nigéria (D) já estão apurados para os quartos-de-final, aguardando pelos seus adversários que serão conhecidos na tarde e noite de terça-feira, 1 de Agosto. (LANCEMZ)

 

 

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .