A Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) decidiu repreender e aplicar uma multa de 10 mil Meticais aos principais intervenientes na confusão que se gerou no final do jogo entre o Clube Desportos da Costa do Sol e a Associação Lazio Maputo, referente a quinta jornada da Liga Moçambicana de Basquetebol, designada Liga SASOL 2024.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, no final da partida em que as “canarinhas” ganharam por 64-50, o dirigente da Lazio Maputo , Simone Santi, e o treinador do Costa do Sol, Leonel “Mabê” Manhique trocaram mimos e quase chegaram a vias de facto, tendo sido separados pelas atletas que estavam a saudar-se em jeito de fair-play, como é habitual quando os jogos de basquetebol chegam ao fim.
O ambiente nada abonatório que foi transmitido em Directo pelo LanceMZ no Facebook e YouTube, ganhou contornos ainda mais condenáveis, quando o treinador do Costa do Sol se dirigiu de forma violenta à mesa onde se encontravam o Presidente da LMB, António Madeira, e o Presidente do Comité Técnico, José Ferrete. A atitude de instigar ainda mais o ambiente confuso resultou na perda momentânea do telemóvel de Ferrete que posteriormente foi apanhado por uma das atletas do Costa do Sol depois de ter sido pisoteado, não tendo causado danos maiores por mera sorte.
VEJA O RESUMO DO JOGO
Por conta destes e outros incidentes que envolveram ainda o treinador-adjunto do Costa do Sol, Marvin Cossa, e do treinador da Lazio, o italiano Aldo Corno, a LMB decidiu aplicar a advertência e multa no valor de dez mil Meticais aos quatro envolvidos nesta confusão que em nada abona aos envolvidos e clubes representados neste jogo.
Eis na íntegra o extrato do Comunicado da LMB:
Na sequência dos acontecimentos ocorridos no final do jogo nº 20 realizado na Segunda-feira, dia 21/10/2024, entre a Associação Desportiva Basket LAzio de Maputo e o Clube de Desportos da Costa do Sol, a Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB), decidiu aplicar a pena de Repreensão ao Treinador Aldo Corno e ao Dirigente Simone Santi, ambos da Associação Desportiva Basket Lázio de Maputo e ao Treinador Leonel Manhique e ao Treinador- Adjunto Marvin Cossa, ambos do Clube de Desportos da Costa do Sol, conforme o previsto no artigo 13, conjugado com o nº 1 do artigo 44 e com o nº 1 do artigo 48, todos do Regulamento de Disciplina da LMB.
VEJA O JOGO NA INTEGRA
Ainda na sequência dos mesmos acontecimentos, os clubes Associação Desportiva Basket Lázio de Maputo e Clube de Desportos da Costa do Sol, vão também ser multados em dez mil meticais (10.000MT), cada um, de acordo o estabelecido no nº 1 do artigo 12 do Regulamento de Disciplina da LMB.
Lembra-se que os clubes condenados com multa, deverão efectuar o seu pagamento no prazo de quinze (15) dias, findo o qual esta sofrerá um acréscimo de 50%. Se o clube não pagar a multa até ao fim da época ficará automaticamente suspenso de toda a actividade, até que proceda ao seu pagamento, conforme o previsto nos nº 1 e 2 do artigo 11 do Regulamento de Disciplina da LMB.
Mais uma vez, apela-se a todas equipas intervenientes e os seus integrantes, para observarem o espírito desportivo, a disciplina e o fair-play, antes, durante e depois dos jogos. (LANCEMZ)