Logo após a pesada derrota de cinco bolas sem resposta diante da Argélia, Chiquinho Conde deu os parabéns à seleção argelina, recordando que esta é a seleção candidata à conquista da primeira posição deste grupo de apuramento ao Mundial. O Seleccionador Nacional reconheceu o poderio da selecção argelina, lamentou o facto de o Moçambola ainda não ter iniciado o que afecta no ritmo competitivo dos jogadores e afirmando que agora a aposta passa por ser um dos quatro melhores segundos classificados para continuar a sonhar com uma presença no Campeonato do Mundo de 2026.
Por Alfredo Júnior, em Argel
“Antes de mais, quero dar os parabéns à seleção argelina, hoje não há muito a dizer, foi um dia mau para nós, nada correu bem, falhou tudo, não conseguimos ter bola, falhamos os passes no momento cruciais, na primeira fase de construção, o que depois intranquilizou a equipa”, disse a começar o Seleccionador Nacional
VEJA NO NOSSO YOUTIBE
Conde referiu-se ao ambiente encontrado no Estádio Hocine Aït Ahmed, em Tizou Houzou, na qual estiveram cerca de 50 mil pessoas a puxar pela selecção da casa, factor que na opinião do treinador moçambicano também influenciou no resultado.
“Nota-se perfeitamente que o ambiente, não é por acaso que a seleção argelina não joga em Argel e prefere jogar aqui, foi um ambiente de facto hostil, nós não estamos muito habituados a ter esse tipo de ambientes, o que também é bom por um lado para que os jogadores vão tendo a experiência necessária para tal, mas de facto hoje as coisas não funcionaram, as estratégias que nós tínhamos montado para o jogo não resultou, estivemos desorganizados, não conseguimos ter bola, insistimos muito no jogo interior e o meio campo de Argélia era muito agressivo, nesse momento do jogo, o que condicionou o nosso jogo, porque sofremos logo três golos na primeira parte, depois marcamos o golo e pensávamos que poderíamos na segunda parte ratificar, mas não conseguimos”, referiu Chiquinho Conde.
ATRASO NO INÍCIO NO MOÇAMBOLA AFECTA MAMBAS
Conde lamentou o facto de grande parte dos jogadores moçambicanos apresentarem-se nesta dupla jornada sem o devido ritmo competitivo, sobretudo os que vêm do Moçambola, que ainda não tem data para o seu início.
“E notou-se muito a diferença entre a seleção argelina e a seleção de Moçambique, mas eu acredito ainda nos meus jogadores, sei que é possível nós reagrupamos e quando o campeonato em Moçambique começar, porque alguns jogadores no Moçambola estão sem ritmo, nós só temos 11 jogadores ou 12 que estão a jogar fora do país e que estão a competir e isso faz toda a diferença, só podemos contar com esses mesmos jogadores para aquilo que é o nosso propósito”, lamentou o treinador moçambicano.
VEJA O RESUMO DO JOGO
SER UM DOS QUATRO MELHORES SEGUNDOS
Apesar desse desaire, Chiquinho Conde continua a sonhar com a presença no Mundial, olhando pela via do apuramento para o play-off como a saída.
“Nós ainda estamos na segunda posição, conseguimos um bom resultado frente à Uganda e sabíamos perfeitamente que a Argélia, desde o início, é a equipa mais forte do grupo, é a candidata número 1 a qualificar sem sombra de dúvida, mas nós temos uma palavra a dizer, com 12 pontos tudo iremos fazer para conseguir chegar na segunda posição, para que possamos ir ao play-off. É um sonho, hoje a equipa não esteve bem, há jogos assim e vamos acreditar que é possível nós podermos chegar ao segundo lugar para poder disputar depois a fase do play-off.
Os Mambas agora pensam já no jogo com a Uganda em Setembro próximo. Antes de se despedir da Argélia, Conde recordou-se dos laços de amizade deste país com Moçambique, tendo agradecido a hospitalidade.
“Nós somos um país amigo da Argélia, um país irmão, a nossa história de facto cruza-se do ponto de vista político, mas também no ano passado estivemos aqui no CHAN e jogamos com a Argélia e fizemos uma boa campanha, mas hoje de facto notou-se com esta atmosfera do estádio, essa pressão do público, fez com que hoje os nossos jogadores também abanassem um pouco logo no início da primeira parte. E quero sinceramente dar os parabéns, a Argélia foi superior, foi muito superior, nós cometemos muitos erros, foi pena porque havia um país que estava à espera de nós fazermos uma boa prestação aqui, é um resultado que marca, mas vamos levantar a cabeça e pensar já em Setembro o jogo com a Uganda para podermos dar alegria ao nosso povo”, disse Conde a finalizar.
Vale a pena referenciar que depois do desfecho desta sexta jornada, Moçambique mantém a segunda posição na tabela classificativa com 12 pontos, menos 3 que a Argélia. (LANCEMZ)