Natural da cidade da Beira, o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, foi homenageado nesta terça-feira, 20 de Agosto pelo Conselho Municipal da Cidade Beira no âmbito da passagem dos 117 anos da Cidade da Beira. No evento, Conde, mostrou-se orgulhoso por ver reconhecidos os seus feitos pelo futebol do país.
Por Fedacção LanceMZ
“É motivo de satisfação enorme poder ser homenageado pela primeira vez no meu país pela carreira que eu fiz, não só como futebolista, mas agora como selecionador. É um reconhecimento de um presidente e de uma cidade que me viu crescer, e só tenho que sentir-me lisonjeado porque sinto que dignifiquei não só o nome da minha família mas também, o nome da cidade da Beira e o país além fronteiras”, começou por explicar.
Na mesma senda, Chiquinho Conde abordou sobre o processo da negociação da renovação do contrato com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e avançou que a situação poderá ser resolvida brevemente.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
“Está a seguir os seus trâmites normais, acho que em breve trecho teremos obviamente um resultado final. Mas eu acho que, como qualquer negociação, há sempre divergências em algumas situações, mas como homem de futebol gosto de falar de futebol, foi isso que me trouxe aqui e espero que se resolva o mais cedo possível”, destacou o timoneiro nacional.
Por outro lado, Conde comentou sobre a presença do trio da Black Bulls (Ejaita, Hammed e Kadre) na lista dos pré-convocados que recentemente concluiu o processo naturalização, destacando que todos fazem parte da base de dados dos “Mambas”.
“Fazem parte, neste momento da base de dados da selecção nacional, e como tal, todos aqueles 47 que foram pré-convocados têm a ver com aquilo que é a performance deles no futuro e terão que ter unhas para tocar a guitarra para permanecerem na lista final dos 23”, completou.
De recordar que na primeira jornada de Qualificação ao Campeonato Africano das Nações Marrocos 2025, os “Mambas” deslocam-se a Bamoko, defrontar a selecção do Mali, numa partida agendada para dia 06 de Setembro, e na segunda recebem a sua congénere da Guiné Bissau, num encontro marcado para às 15h do dia 10 de Setembro no Estádio Nacional do Zimpeto.