Depois de quatro dias de intenso trabalho, o Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, diz que os Mambas estão prontos e assumem o favoritismo no jogo frente a Somália, aprazado para esta sexta-feira, 7 de Junho, no Estádio Nacional do Zimpeto, a contar para a terceira jornada do Grupo G de Qualificação ao Mundial 2026. Porém, face a prestação das Estrelas do Oceano na derrota por 3-1 diante da Argélia e da imprevisibilidade do futebol, Conde diz que os Mambas encaram este jogo com todo acuidade, lembrando que “cautelas e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Conde garantiu que Geny Catamo vai a jogo depois de ter treinado condicionado.
Por Redacção LanceMZ
Na conferência de antevisão do jogo da terceira jornada da qualificação ao Campeonato do Mundo agendado para os Estados Unidos, México e Canadá, Chiquinho Conde frisou sobre a importância de abordar o jogo frente a Somália com a devida responsabilidade, sem menosprezar o adversário, bem como sem deixar de reforçar a esperança em somar mais três pontos na longa caminhada para carimbar a passagem para a segunda fase de qualificação ao Mundial.
“Estamos numa competição do mais alto nível do Campeonato do Mundo, onde todos nós sonhamos um dia poder estar presente. É claro que é sempre um desafio, mas todos nós começamos com 0 pontos, hoje temos 3 pontos, temos pela frente a equipa da Somália e vamos encarar este jogo, repito, encarar com muita responsabilidade, com muita tranquilidade”, destacou Chiquinho Conde.
Na mesma senda, Chiquinho Conde, reconhece o favoritismo dos Mambas, porém, reforçou a necessidade de manter a concentração dentro das quatro linhas, descartando ainda a possibilidade de poupar Geny para o jogo contra Guiné Conacri.
“É claro que teoricamente nós somos favoritos, mas temos que mostrar esse favoritismo em campo, e como tenho dito, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, por isso vamos a esse jogo com o melhor que nós temos no nosso grupo. A priori, não vou fazer nenhuma gestão para jogo contra Guiné, cada jogo é um jogo, estou focado neste jogo”, referiu Conde.
NOVOS RECRUTAS PERFEITAMENTE INTEGRADOS
Conde referiu que a sua equipa técnica analisou ao pormenor os jogos da Somália, com maior incidência a partida para o jogo em que, apesar da boa exibição, as Estrelas do Oceano acabaram perdendo por 3-1 frente ao favorito do grupo que é a Argélia, daí que o timoneiro dos Mambas concordou com o seu homólogo que referiu que as probabilidades de chegar à vitória estão divididas para cada um dos lados.
“50%-50%? Concordo com o Seleccionador da Somália. A vitória será ditada por aquilo que irá ocorrer em campo e oxalá que a gente possa dar alegrias ao nosso povo”, sublinhou Chiquinho Conde.
Quando questionado sobre a integração de novos jogadores como Pepo, Conde elogiou o esforço e a adaptação do recém-naturalizado.
“O Pepo tem demonstrado ser um rapaz fantástico, simples, integrou-se facilmente. Tenho estado a conversar sempre com ele, e paulatinamente vai se sentir melhor ainda, ele sabe de facto que terá que entrar devagar no grupo, e eu vou ter esse cuidado também de conversar e de analisar, para ele também perceber o que é que o povo moçambicano espera, para que a ansiedade também não lhe possa atrair, caso ele jogue amanhã porque ainda não sei quem é que vai jogar”, concluiu o timoneiro dos Mambas.
Os pupilos do Chiquinho Conde, entram em cena na tarde desta sexta-feira, 07 de Junho, no Estádio Nacional Zimpeto antes de seguir viagem para Marrocos defrontar a selecção da Guiné Conacri. (LANCEMZ)