desporto mocambicano

Conde esteve na Maxixe a projectar compromissos dos Mambas para Junho

  • 3853

O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, já está a trabalhar na preparação dos Mambas para os compromissos previstos para o mês de Junho, a contar para a terceira e quarta jornada de qualificação ao Mundial de Futebol de 2026. Depois de não ter tido jogos de controlo na última Data-FIFA de Março, Conde dedica-se à observação de jogadores que militam internamente e no estrangeiro para compor a sua convocatória para os confrontos com a Somália e Guiné Conacri.


Por Redacção LanceMZ


O timoneiro dos Mambas já se encontra no país depois de ter estado em Portugal onde buscou atualizar-se em matérias de treinamento de futebol e no último sábado foi um dos espectadores atentos ao jogo da Supertaça Jogabets decorrida no Campo Municipal da Maxixe.


“Estou aqui não só para começar a preparar a janela de Junho mas também outros compromissos dos Mambas, bem como estamos aqui para honrar esse grande nome do futebol nacional que é o Monstro Sagrado Mário Coluna”, referiu Conde.


Para Conde a observação dos jogadores que estão na base de dados dos Mambas será importante, tendo em conta que o combinado nacional está parado desde a sua participação no Campeonato Africano das Nações que teve lugar na Costa do Marfim, nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano.


“A FIFA abre essa possibilidade de as selecções realizarem jogos nessa janela internacional, infelizmente nós não competimos e resta-nos fazer a observação dos jogos dos atletas que estão na nossa base de dados, há os que estão a competir fora do país e os que jogam internamente já começaram a jogar e esta semana arranca o Moçambola que será uma boa oportunidade para ver em que estado se encontram. Para a data FIFA os clubes só libertam os jogadores faltando cerca de uma semana para o jogo e vamos observando os jogos do Moçambola onde os atletas estão a iniciar a competição e ainda não estarão no seu melhor momento de forma”, disse Conde.

 

NATURALIZAÇOĒS DE NOVOS JOGADORES

 

A Federação Moçambicana de Futebol anunciou que existem fortes possibilidades de os Mambas poderem contar com mais jogadores naturalizados, com destaque para o defesa Bruno Wilson, que joga nos Estados Unidos da América depois de ter evoluído em Portugal.


“Já conhecem qual a minha opinião sobre esta questão das naturalizações, mas dizer que também conhecimento dessa possibilidade de termos mais jogadores naturalizados através dos órgãos de Comunicação Social. Porém, vale a pena recordar que a condição para fazer parte da selecção nacional a primeira diz que se tem ser moçambicano e a segunda tem haver com a qualidade, se os jogadores que estiverem com essas condições satisfeitos poderão fazer parte da convocatória”, disse Conde.

 

Moçambique defronta a Somália a 7 de Junho no Estádio Nacional do Zimpeto, para dias depois enfrentarem a Guiné Conacri fora de portas, um jogo que terá lugar no Marrocos, devido ao facto de o adversário da terceira jornada não ter campo em condições em Conacri.


Recorde-se que os Mambas já disputaram dois jogos de qualificação ao Mundial 2026, que terá lugar nos Estados Unidos da América, México e Canadá, diante do Botswana e Argélia, tendo somado uma vitória (3-2 em Gaborone) e uma derrota (2-0 em Maputo).


Por isso mesmo, o combinado nacional está na penúltima posição do grupo G, com três pontos, os mesmos do Uganda (4º), Guiné-Conacri (3º) e Botswana (2º), num grupo liderado pela Argélia, com seis pontos, frutos de duas vitórias. O lanterna vermelha do grupo é a Somália, que soma por derrotas os dois jogos realizados. (LANCEMZ)

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .