desporto mocambicano

Conde e Guima apelam a presença do publico no Zmpeto

  • 691

Na antevisão da partida da 5ª jornada da fase de Grupos I de qualificação ao CAN 2025, em Marrocos, o selecionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, lamentou a ausência do avançado Witi, que vai falhar os últimos dois encontros frente ao Mali e Guiné-Bissau devido a uma lesão.

 

Por Redacção LanceMZ

 

“Infelizmente não temos o Witi presente no grupo. É sempre triste não termos os jogadores que estamos habituados a ter no grupo, que não vêm ajudar por questão de lesão. Mas vamos lutar por eles, e essa é uma das nossas forças. E é claro que não jogamos sozinhos; temos tido o privilégio de todos aqueles que aqui estão e os que não estão darem a força positiva, e essa força vem do povo moçambicano, que é o nosso 12º jogador, a nossa onda vermelha, porque jogando em casa com o público estamos sempre mais perto da vitória e de conquistar aquilo que almejamos”, disse Chiquinho Conde.

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

Na mesma senda, o timoneiro do combinado nacional analisou o desempenho dos “Mambas” no encontro da primeira volta, sublinhando a importância de replicar a exibição apresentada na primeira parte, de modo a alcançar um resultado positivo.

 

“Não há jogos iguais. Jogamos na volta no Mali, controlamos o jogo na primeira parte, e outros factores contribuíram para esse relaxamento na segunda parte, permitindo o crescimento do Mali, que tem uma equipa forte, com jogadores que atuam em grandes clubes. Apesar de o Mali não ser uma equipa fácil, sabemos perfeitamente que, se conseguirmos fazer aquela primeira parte como no Mali, com paciência para circular a bola e sermos pressionantes, isso vai fazer a diferença”, explicou Chiquinho Conde.

 

GUIMA CONFIANTE NA VITÓRIA

 

Num momento em que Moçambique tem enfrentado episódios marcados por manifestações pós-eleitorais, Conde fez um apelo aos amantes do futebol para que se façam presentes no Estádio Nacional do Zimpeto e reforçou o compromisso da equipa em trazer alegria ao povo.

 VEJA NAS MANCHETES 

“Apesar de toda essa situação, aproveito esta oportunidade para apelar a todos os amantes do futebol e ao público em geral para que se desloquem ao Estádio do Zimpeto. Peço ao público que se mantenha sereno neste momento complexo das nossas vidas. Nós, como seleção, temos a satisfação e a obrigação de transmitir a vocês essa alegria, e tudo iremos fazer para minimizar, contribuindo com a nossa luta e determinação, porque o futebol é o ópio do povo, e nós somos uma parte integrante desse povo”, declarou.

 

Por outro lado, o médio dos “Mambas”, Ricardo Guimarães, expressou a confiança do grupo na luta pelo objectivo de marcar presença em grandes competições.

 

“Foi uma luta difícil até aqui. Estamos numa situação em que dependemos só de nós, o que é uma situação boa. Amanhã temos um jogo importante, como foram todos os outros, e este é ainda mais importante por ser o próximo. Estamos, sem dúvida, confiantes, preparados, o que é o mais importante”, afirmou Guimarães.

 

SAINTFIET GOSTARIA DE VER PUBLICO NO ZIMPETO

 

Tom Saintfiet, selecionador do Mali, reconheceu a qualidade da seleção de Moçambique, mas garantiu que a sua equipa está focada na luta pela vitória.

 

“Moçambique é uma equipa de muita qualidade. Temos muito respeito por eles; tivemos alguns problemas com eles no jogo em casa. Eles estão em segundo lugar no grupo de qualificação para o Mundial, o que diz tudo. Mas estamos focados, temos uma boa equipa e estamos aqui para tentar qualificar-nos, então amanhã vamos fazer tudo em campo para conseguirmos a qualificação”, disse.

 

Entretanto, expressou preocupação em relação à situação política do país, mas manifestou a vontade de jogar diante do público.

 

“Primeiramente, adoro jogar em estádios cheios. Acho que todos nós queremos ter um público pleno, uma boa atmosfera. A única preocupação é um pouco sobre a situação política atual. É uma situação em que há muitos fãs juntos. Espero que todos venham ao futebol e apoiem o futebol”, completou o selecionador do Mali.

 

O encontro Moçambique - Mali está agendado para as 18h desta sexta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .