O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, divulgou a lista dos seus pré-convocados para a campanha de participação no Campeonato das Nações Africanas destinado a atletas que militam nos campeonatos internos ao nível continental, designado CHAN-2022 que vai ter lugar próximo mês de Janeiro de 2023, na Argélia. Ao todo são 31 eleitos por Conde que deverão integrar os trabalhos do combinado nacional que vão arrancar após o término do Moçambola 2022.
Por Redacção LanceMZ
Dos pré-convocados destaca-se a presença de dez jogadores da União Desportiva do Songo que é a equipa que mais atletas fornece aos Mambas, seguido do Costa do Sol e Black Bulls que irão ceder cinco jogadores cada um aos trabalhos da equipa de todos nós.
Chiquinho Conde convocou quatro guarda-redes, destacando-se o jovem Fasistêncio João que joga no Ferroviário de Nampula. Para a defesa foram chamados 11 jogadores, enquanto que para o meio-campo foram convocados oito jogadores realçando se a presença de Keyns Abdala (da Liga Desportiva de Maputo) e Ailton Macuácuà (do Ferroviário de Maputo), dois jogadores que fazem parte das selecções jovens Sub-20 e Sub-23. Para o ataque, Conde chamou oito jogadores, tendo integrado os jogadores Celso Calisto (do Ferroviário de Maputo) e Melvin “Ling” Choi (do Ferroviário da Beira).
O programa de trabalhos da selecção nacional de futebol ainda não é conhecido, mas o seleccionador nacional tem a pretensão de trabalhar cerca de 20 dias em Maputo antes da quadra festiva, devendo completar o trabalho com um estágio fora de portas.
FMF GARANTE ESTÁGIO NA ARGÉLIA
Recentemente, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, revelou que "vamos ter uma preparação em Maputo e lá para o final do ano entre os dias 27 a 28 de Dezembro viajarmos para a Argélia".
Relativamente a questões logísticas Feizal Sidat avançou que já existe um hotel onde a equipa de todos nós poderá se hospedar e o local onde será realizado o estágio, depois de o coordenador da selecção nacional ter estado na Argélia a fazer todo trabalho de levantamento das condições existentes para a preparação e participação dos Mambas no CHAN-2022.
Ainda de acordo com Feizal Sidat, “o estágio será feito durante cerca de 10 a 12 dias, antes do dia do nosso jogo”, sendo que Moçambique vai se estrear na competição no dia 13 de Janeiro diante da sua congénere da Etiópia.
"Tudo isto está equacionado para que tenhamos uma boa prestação da nossa seleção em Argélia", esclareceu o presidente da FMF. (LANCEMZ)
Pré-Convocatória Mambas
GUARDA-REDES
ERNAN SILUANE - Unido Desportiva de Songo
VICTOR GUAMBE - Costa do Sol
IVANE URUBAL - Associação Black Bulls
FASISTENCIO JOÃO - Ferroviário de Nampula
DEFESAS
INFREN MATOLA - Unido Desportiva de Songo
DOMINGOS NACANDZA - Costa do Sol
BHEU JANUARIO - Unido Desportiva de Songo
AGERO JONASSE - Associação Black Bulls
DANIEL MUTAMBE - União Desportiva de Songo
DANILO MUZE - Costa do Sal
FRANCISCO MUCHANGA - Costa do Sol
ALBERTO ALFACE - Ferroviário da Beira
MARTINHO THAUZENE - Associação Black Bulls
FELICIANO JONE - Associação Black Bulis
FERNANDO MACAIME - União Desportiva de Songo
MÉDIOS
AMADE MOMADE - União Desportiva de Songo
KEYNS ABDALA - Liga Desportiva de Maputo
SHAQUILLE NANGY - Ferroviário de Maputo
DÁRIO MELO - Unido Desportiva do Songo
JOAO BONDE - Ferroviário da Bera
AILTON MACUÁCUA - Ferroviário de Maputo
SEBASTEN GRINE - Ferroviário da Beira
SADDAN GUAMBE - Ferroviário de Maputo
AVANÇADOS
STELIO ERNESTO - Costa do Sol
CELSO CALISTO - Ferroviário de Maputo
NELSON DIVRASSONE - Unido Desportiva de Songo
DAYO ANTONIO - Unido Desportiva de Songo
MELQUE ALEXANDRE - Associação Black Bulls
ISAC CARVALHO - Ferroviário de Nampula
PACHOIO KING - Unido Desportiva do Songo
MELVEN CHOI - Ferroviário da Beira