Decorreu nesta terça-feira, 17 de Junho, na sede do Comité Olímpico de Moçambique (COM), o primeiro de dois dias do workshop preparatório para o Retiro de Elaboração do Plano Estratégico da Comissão da Mulher no Desporto, previsto para o próximo mês na cidade de Xai-Xai.
Por Rosário Rafael
O evento, cuja abertura foi dirigida pelo Secretário-Geral do Comitê Olímpico de Moçambique (COM), Penalva César, reuniu representantes do governo, associações, federações nacionais e instituições de ensino.
Na ocasião, a presidente da Comissão da mulher no desporto, Palmira Francisco, sublinhou que este é o primeiro passo para a definição das prioridades das mulheres no desporto, que serão refletidas no Plano Estratégico.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
“O que o Comité Olímpico neste momento pretende fazer é exatamente responder àquilo que são as diretivas do Comité Olímpico Internacional no âmbito do Programa da Mulher no Desporto. É preciso que nós também, no entanto, que o Comité Olímpico de Moçambique, ou no entanto que os Comités Olímpicos, isto é, do mundo, terão que fazer um plano estratégico para, exatamente, cada um à sua maneira e conforme a sua própria população. Então, devemos tratar de fazer um plano para indicar aquilo que são as nossas acções. O que é que nós temos como prioridade nesta área da Mulher e do Desporto? Qual é a prioridade que nós temos para as nossas mulheres na área de governação? O que é que nós temos das mulheres na área, portanto, de requerer, entre aspas, mais jovens para que realmente pratiquem o desporto? O que nós estamos a ver é que realmente nós estávamos a trabalhar sem termos este plano concreto. Então, é aqui onde nós queremos, exatamente, através da nossa direcção técnica aqui do Comité Olímpico de Moçambique, exactamente, traçar este plano”, explicou Palmira Francisco.
No final da reunião, os participantes deram nota positiva às ideias colocadas na mesa sobre a busca da massificação da mulher no desporto.
“Penso que houve polarização de ideias, houve busca de consensos, só o interesse das pessoas de estarem a discutir essas temáticas que outrora podia ser um tabu, isso já foi um grande passo para a construção de consensos ao redor do plano estratégico. Então, eu considero, exatamente, um arranque positivo”, disse Lino, facilitador do workshop.
Refira-se que este workshop preparatório para o retiro da elaboração Elaboração do Plano Estratégico da Comissão da Mulher no Desporto no Comité Olímpico vai encerrar na próxima sexta-feira, 20 de Junho. (LANCEMZ)