desporto mocambicano

Comissão Nacional de Árbitros de Basquetebol nomeia juízes para as poules

  • 86

A Comissão Nacional de Árbitros da Federação Moçambicana de Basquetebol já indicou os nomes dos homens e mulheres do apito que vão dirigir os jogos das “poules” de apuramento a Liga Moçambicana de Basquetebol em masculinos e femininos, agendados para entre os dias 14 e 16 de Outubro, em cinco capitais provinciais.

Por Redacção LanceMZ

Para a apuramento em masculinos que terá lugar na cidade de Nampula, pela zona norte, foram nomeados os árbitros Mália Lo, Al Eugénio, Abdala Zumalize, Saias Sidónio,  Avêncio Crizaldo, Flávia Nhaca  e Serafim Novela. Já em femininos, para a mesma região, cuja prova terá lugar na cidade de Pemba foram indicados os árbitros Florindo Sanudia (instructor), Guilherme Júnior (neutron), Leonilde Mualia, Abacar Ussene, Faruke Carrihila,  Osvaldo Banda e Abdul Satar.

Em relação a zona centro, para dirigir os jogos da “poule” masculina a terem lugar na Zambézia, foram indicados os árbitros Nilton Macamo (neutro), Francisco Tomo, Djery Evaristo, Mário Getimane, Esménio de Deus e Beazão Nomeado. Para a prova feminina a realizar-se em Sofala, foram nomeados os árbitros Danilo Graziano,  Brighton Baulene (neutron), Derbo Henrique (neutro) e Tuca Truque.

Quanto a zona sul, a fase de qualificação terá lugra na cidade de Inhambane em ambos sexo, sendo que para a prova masculina forma nomeados os árbitros António Engless (neutron), Hermenegildo Mandevo, Jaime Mazuze, David Chirindzane, Alfaid John e Sergio Balate. Para a competição feminina, foram indicados os árbitros Maria Bagnath, Kátia Sábado, Hélio Justino e Nizio Bastone.

A Federação Moçambicana de Basquetebol faz saber que “de acordo com Plano Estratégico (Acção de Formação) da FMB ao longo do presente ano foram ministradas capacitações para formadores de árbitros e oficiais de mesa, bem como curso para candidatos a Árbitros Internacionais ministrado por um Instrutor FIBA. Foi também ministrada uma formação básica inicial para árbitros e oficiais de mesa nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Zambézia, Tete e Inhambane, cujos resultados serão oportunamente divulgados ao nível de cada Associação Provincial”. (LANCEMZ)  

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .