desporto mocambicano

Combinado nacional de Basquetebol Feminino continua a preparar sem Iñaki Garcia

  • 1146

Ainda sem o novo selecionador principal Iñaki Garcia, a selecção nacional sénior feminina de basquetebol, cumpriu, na tarde desta terça-feira, 18 de Junho, a 10ª sessão de treino de preparação para o Torneio de Pré-Qualificação ao Mundial 2026 agendado para ter lugar no México de 17 a 25 de Agosto.

 

Por Artur Manhique e Symon Guebas (Fotos)

 

Segundo Paulo Mazivila, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), o atraso na vinda de Garcia, que tinha sua chegada à Moçambique prevista para o passado dia 15 do mês em curso, deve-se à questões familiares.

 

“Em relação a chegada do selecionador, o Iñaki teve um problema grave na família, a sua esposa será operada dentro de dias. Já devia estar cá, mas, brevemente, vai se pronunciar e provavelmente vai estar cá antes de partirmos para o México, caso contrário, a FMB vai se pronunciar se há um plano B ou não”, disse Mazivila.

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

Contudo, o dirigente da FMB garante que já estão criadas todas condições para a participação no torneio no México, onde o combinado nacional passará por um estágio nos EUA que contará para a segunda fase dos preparativos.

 

“Neste momento estamos com apoio moral e com promessas de várias empresas e estamos firmes que com os recursos que nós temos vamos fazendo nosso trabalho, a equipa está a treinar sem sobressaltos e tudo indica que vamos conseguir fazer aquilo que é o nosso programa até à competição. Temos a preparação em Moçambique até 30 de Julho e depois temos teremos um estágio de 10 a 12 dias nos EUA. Em princípio será em Texas por ser mais perto de México”, avançou o presidente da FMB.

 

Tal como nas sessões anteriores, o Seleccionador-adjunto, Leonel “Mabé” Manhique, juntamente com Deolinda Ngulela, foram os responsáveis por orientar o combinado nacional para os próximos compromissos enquanto Garcia não chega, e Mabé, explicou que a equipa técnica tem trabalhado em coordenação com o selecionador espanhol.

 

“Temos estado em contacto com o selecionador, ele é que mandou o programa, estamos a cumprir com aquilo que é o programa por ele traçado e decidido por nós todos como equipa técnica e quando ele chegar, vai dar continuidade”, contou o selecionador-adjunto.

 

Já na sua segunda semana desde o arranque dos trabalhos de preparação, o combinado nacional ainda não conta com jogadoras pré-convocadas que actuar no estrangeiro, contudo, Leonel Manhique referiu que algumas atletas já estão em solo pátrio e as que jogam nos EUA irão se juntar ao grupo durante a semana.

 

“As jogadoras que estão fora do país já estão cá em Moçambique, a Inguivild vai começar hoje a treinar, a Tamara Seda também vai se apresentar nesta semana e a Leia Dongue ainda está com alguns assuntos administrativos por resolver com a Federação, e também, estamos neste momento a tentar ir ao encontro das jogadoras que estão nas Universidades dos EUA (Célia Sumbane e Delma Zita), e acreditamos no fim desta semana, entre sexta e sábado, já estarão cá, quanto a Vânia Sengo (Portugal), estamos em contacto para ver o estado dela porque apresentou algumas questões relacionadas a lesões, por isso vai ser submetida a uma avaliação para ver se está em condições de se juntar ao grupo ou não”, sublinhou Mabé.

 

JOGADORAS A TODO GÁS NA PREPARAÇÃO

 

Por outro lado, as jogadoras Odélia Mafanela e Silvia Veloso, explicaram que a preparação está a decorrer sem sobressaltos e destacaram a confiança para alcançar uma prestação positiva da turma moçambicana.

 

“A preparação está a correr muito bem, graças a Deus. O objectivo de todas atletas é jogar numa competição de alto nível, por isso, estamos forte porque sabemos que não será fácil assegurar a qualificação, mas temos tudo para dar bons resultados ao país, só temos que trabalhar para representar todo povo moçambicano”, destacou Sílvia Veloso.

 

“O ambiente está muito bom, graças a Deus a preparação está a ser a níveis desejados por nós atletas, estamos a ter o acompanhamento do preparador físico e dos dois treinadores adjuntos que tem ajudado a colmatar aquelas que tem sido a falhas da selecção, estamos a nos organizar para termos uma prestação boa no campeonato. Vamos tentar dignificar aquelas que são as cores da bandeira nacional e termos uma prestação melhor que o último campeonato que Moçambique se fez presente”, garantiu Odélia Mafanela.

 

De recordar que a selecção de Moçambique está inserida no grupo B de Pré-Qualificação ao Mundial 2026 na Alemanha, juntamente com o México, Montenegro e Nova Zelândia. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .