desporto mocambicano

Cidade de Maputo acolhe Corrida à volta do Mundo celebrando Paris 2024

  • 2761

O Comité Olímpico de Moçambique e Embaixada da França em Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, realizam, no próximo dia 14 de Março, uma Corrida à volta do Mundo a ter lugar na cidade de Maputo.

 

A corrida acontecerá numa altura em que já se esta na contagem decrescente para a realização da 33ª edição dos Jogos Olímpicos que terão lugar entre os meses de Julho e Agosto em Paris, na França. Para o Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada da França em Maputo, Launrent Perez-Vidal, a Corrida À Volta do Mundo, enquadra-se na celebração da realização da olimpíada.

 

Os participantes, dentre os quais, atletas de modalidades olímpicas, irão percorrer uma distância de 5km numa corrida que vai envolver que já conta com um total de 800 inscritos.

 

"Está corrida tem uma particularidade de ser uma corrida restrita para modalidades olímpicas, terá atletas de Boxe, de Voleibol, e várias outras modalidades incluindo o atletismo", afirmou Azarias Samuel.

 

Refere ainda que a corrida vai obedecer um trajecto determinado pelo Município de Maputo e explica a trajetória.

 

"Vão começar a partir do portão que dá acesso a Mao Tse Tung e vão percorrer até Mercado Janete e virar a esquerda para a Av. Vladimir Lenine, atravessar Eduardo Mondlane, em direção a 24 de Julho, a meta será no parque do Município", explicou.

 

No que concerne às premiações, o Secretário Geral do Comité Olímpico, Penalva César, garante que não se trata de um evento competitivo, mas sim uma prova promocional, daí que a premiação vai ser simbólica, num total de 10 prémios divididos entre masculinos e femininos apenas para marcar o momento.

 

"Não é uma prova de carácter competitivo, trata-se de uma prova promocional e a premiação vai ser de facto simbólica, onde teremos 6 mil meticais aos primeiros classificados, 4 mil para aos segundos, 3 mil aos terceiros, 2 mil para os quartos e mil meticais para quinto, em ambos os sexos".

 

Por outro lado, falando em nome do Conselho Municipal, Salazar Picardo reforça que estão reunidas todas as condições para que o evento ocorra de forma ordeira.

 

"Estarão polícias em todos entroncamentos a partir da saída do parque dos continuadores e nos cruzamento que temos ao longo do trajecto da Av. Vladimir Lenine, para condicionar o tráfico. Todas as condições estão garantidas, a Polícia de Trânsito, Polícia Municipal e PRM estarão a postos para garantir a segurança e o tráfico de viaturas", concluiu.

 

Moçambique tem duas atletas já qualificadas aos Jogos Olímpicos, nomeadamente a pugilista Alcinda Panguana e a velejadora Deyse Nhaquile. Para os Jogos Paraolímpicos está apurada a atleta Edmilsa Governo. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .