A selecção nacional de futebol já está no Ruanda, onde no próximo domingo, 18 de Junho, vai defrontar os Amavubis para a quinta jornada do Grupo L de qualificação ao CAN-2023, a ter lugar entre os meses de Janeiro e Fevereiro do próximo ano na Costa do Marfim. Os Mambas chegaram a Kigali na madrugada desta sexta-feira espera-se que rumem à cidade Huye, na província de Butare, a 130 quilómetros da capital Ruandesa, para observarem a última etapa de preparação deste importante jogo.
Por Redacção LanceMZ
Depois de cumprir quatro dias de trabalho na cidade de Maputo, que incluiu um jogo de preparação com o Malawi, o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, considerou que estado de espírito no seio do grupo de trabalho é bom, depois das incertezas relativas à marcação do local de realização desta partida.
“A rapaziada está motivada e toda ela está satisfeita por estar aqui em mais uma missão patriótica e espinhosa, inicialmente estávamos convencidos que o jogo não seria no Ruanda, estávamos todos convencidos que o jogo pudesse ser fora, seria menos desgaste em termos de viagem e tudo isso foi alterando e psicologicamente fomos ajustando em função das notícias que nós vínhamos recebendo, mas são ossos do ofício temos que nos adaptar rapidamente a essa situação”, disse Conde.
Moçambique ocupa a segunda posição na tabela classificativa com 4 pontos, os mesmos que o Benin. O Ruanda segue em último com apenas dois pontos. Uma vitória no embate de domingo poderá colocar os Mambas qualificados para o CAN-2023, sendo por isso que os pupilos de Conde estão ficados num bom resultado.
“Vamos a Ruanda com a missão bem estudada, é imperioso que nós encaremos esse jogo com muita responsabilidade, não pode haver desculpa quer da minha parte quer da parte dos jogadores, se é um momento bom ou não, se é um campo com relva sintética ou natural, o mais importante é que estejamos focados para alcançar os nossos objectivos, não se esquecendo do nosso lema se não der para ganhar, passa por não perder o jogo com o Ruanda”, referiu o timoneiro dos Mambas.
Ao longo da semana, Chiquinho Conde viu-se forçado a alterar a convocatória, devido a problemas físicos de jogadores que estão a vir de uma época intensa. Mexer teve que ser dispensado devido a esse facto, tendo para o seu lugar sido chamado Nené, jogador da Black Bulls.
“Com alguns problemas físicos tivemos que fazer alguns reajustes à convocatória e em função a isso, principalmente por causa do condicionamento físico de algumas pedras basilares na equipa. Inicialmente já tinha alertado que esta convocatória seria condicionada por causa das lesões físicas relativas ao piso onde vamos jogar que é sintético, Mexer desde a primeira hora mostrou-se disponível para treinar, mas bastou treinar no Campo do Costa do Sol ressentiu-se da mazela e infelizmente não vai continuar connosco”, comentou o treinador.
A estratégia para esta partida já está definida e Conde regozija-se por ter na equipa alguns jogadores que estão em bom momento de forma, como é o caso de Geny Catamo (que regressa à equipa após ter estado ausente por lesão).
“É uma satisfação para mim e para todos moçambicanos ter o Geny Catamo de volta é a nossa coqueluche e ele motivado certamente vai ajudar-nos na parte ofensiva a resolver alguns problemas na companhia de outros jogadores como Clésio que na sua equipa está a jogar numa posição no ataque, é com esse intuito que quero apostar nele para o corredor direito, visto que é rápido em tem golo, vamos ver o que ele poderá oferecer ao nosso jogo”, disse Conde. (LANCEMZ)