O Seleccionador N "/>  

O Seleccionador N "/>

desporto mocambicano

Chiquinho Conde diz que Mambas foram fantásticos, mas é hora de mudar o chip e trabalhar a pensar a Argélia

  • 243

 

O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, era uma pessoa satisfeita depois da brilhante exibição dos Mambas que culminou com uma vitória por 3-1 sobre o Uganda em partida realizada na casa emprestada, o Estádio Internacional do Cairo, no Egipto. Conde chegou à sala de Conferências de Imprensa do imponente estádio esbanjando alegria e distribuindo sorrisos, mas de imediato serenou os ânimos, pois recordou-se que na terça-feira, 25 de Março, há mais uma batalha por disputar frente à Argélia.

 

Por Alfredo Júnior, no Cairo

 

Depois de três dias de trabalho intenso na cidade de Cairo, concretamente no Guard Arena, os Mambas distribuíram chocolate aos “Cranes” do Uganda que ficaram sem reacção para fazer face ao bom jogo dos Moçambicanos. No final da contenda, o seleccionador nacional deu os parabéns aos seus pupilos pela excelente exibição.

 

“Quero primeiro dar os parabéns aos meus jogadores,  foram pragmáticos, como eu tenho solicitado,  acho que a equipa está em franco crescimento, e é fantástico ver essa selecção a jogar, saber dominar os momentos do jogo, obviamente que não fomos perfeitos, mas fomos fantásticos naquilo que era a rodagem do nosso jogo, marcamos o primeiro golo, a equipa sofreu,  obviamente, um golo de bola parada acontece,  por isso mesmo que o futebol é bonito, existem erros, nós conseguimos dar a volta, a equipa reagiu, não tremeu, acreditou sempre. Pedia aos jogadores ao intervalo que continuassem a pôr o pé no acelerador porque também os golos contam num final, mas estamos em primeiro lugar, foi uma vitória brilhante”, disse Conde.

 

Apesar de estar a jogar distante do interditado Estádio Nacional do Zimpeto, Conde reconheceu o apoio incondicional dos adeptos moçambicanos a quem dedicou a vitória desta quinta-feira, 20 de Março.

 

“Como futebol é o ópio do povo, foi bom dar esta alegria, esta satisfação a todos os moçambicanos, esta também é uma vitória nossa, obrigado pelo vosso apoio incondicional, recebemos muitas mensagens, sabemos perfeitamente que todos vocês estão connosco, e vamos continuar sempre juntos, unidos, para que consigamos levar este barco para o bom ponto”, disse Conde. 

 

FALTA DE RITMO COMPETITIVO PREOCUPA

 

Conde lamentou o facto de alguns jogadores que fazem parte do combinado nacional estarem sem ritmo competitivo, devido ao facto de a época futebolística estar ainda no seu início.

 

“Não somos uma equipa perfeita, longe disso,  mas tivemos em campo alguns jogadores que estão com pouco ritmo, mais um alerta aqui para quem decide a situação do futebol de Moçambique, temos que mudar o quadro competitivo, vocês viram perfeitamente que eu tive necessidade em refrescar a equipa, precisamente por causa do outro jogo com Argélia, notou-se perfeitamente a diferença naqueles jogadores, que monitoram a nossa bola, que não têm ritmo competitivo para tal,  por tudo isso, a seleção sofre, eu em particular, porque terei que utilizar outras estratégias, terei que utilizar os jogadores que jogam no exterior, porque estão a competir a mais tempo, em detrimento daqueles que estão no futebol do Nacional”, disse o seleccionador nacional.

 

MUDAR O CHIP CONTRA ARGÉLIA

 

Tendo em conta que muitas vezes as vitórias são efémeras neste tipo de competição com jornadas duplas e em curto espaço de tempo, o timoneiro dos Mambas mudou o “chip” e já pensa no jogo da próxima terça-feira, 20 de Março, projectando a táctica que Moçambique irá adoptar perante a favorita selecção das Águias Argelinas.   

 

“Temos que jogar na Argélia já na próxima terça-feira  com um bloco médio e baixo, porque a seleção da Argélia é forte,  estamos a lutar para o mesmo objetivo, já estou a pensar e a mudar o “chip” para a Argélia, e de facto, quando o alterei muitas vezes por Nené,  que é forte, poderoso, mas nota-se perfeitamente que ainda está sem o ritmo competitivo, o Guimarães também sem jogar há algum tempo, mas nota-se perfeitamente a diferença, vamos acarinhá-los, vamos recuperar e pensar já num jogo contra a Argélia”, referiu Conde

 

A preparação para o embate que vai ter lugar na Argélia começou no minuto seguinte ao apito final no Estádio Internacional de Cairo, com a prioridade para a recuperação do desgaste físico da partida frente ao Uganda.

 

“Primeiro, vou falar com os meus jogadores, a equipa técnica, a equipa médica, ver como é que estão em termos físicos, treinar um pouco mais com aqueles que foram menos utilizados, fazer um trabalho de recuperação para aqueles que jogaram mais tempo e depois analisar todos em conjunto”, disse Conde.

 

Referir que a selecção nacional deixa ao princípio da tarde de sexta-feira, 21, a cidade do Cairo, rumo à Argélia, onde no dia 25 pelas 23 Horas de Maputo, numa partida que terá lugar no Estádio Hocine Ait Ahmed, Tizi Ouzou. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .