O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, já começou a pensar nos jogos da terceira e quarta jornada de qualifi "/> O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, já começou a pensar nos jogos da terceira e quarta jornada de qualifi "/>
desporto mocambicano

Chiquinho Conde diz que jogos com Eswatine são para ganhar

  • 1156

O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, já começou a pensar nos jogos da terceira e quarta jornada de qualificação ao CAN-2025 frente a Eswatine e o timoneiro dos Mambas considerou que os jogos diante do país vizinho são para ganhar, apelando por isso ao envolvimento de todos para que Moçambique comece a arrumar as contas relativas ao apuramento para a prova que vai ter lugar em Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026 no Marrocos.   

 

Por Alfredo Júnior e Sérgio Sitóe (Fotos)

 

Antes de começar a projectar os dois jogos que os Mambas farão em Outubro próximo, o timoneiro dos Mambas fez um balanço das duas jornadas inaugurais da fase de qualificação ao CAN-2025 em que Moçambique conseguiu somar quatro pontos, na sequência do empate com o Mali a uma bola e uma vitória sobre a Guiné Bissau por duas bolas a uma, tendo considerado estes resultados fruto do trabalho da sua equipa. 

 VEJA O RESUMO DO JOGO

“Esta vitória é fruto de um grupo de trabalho que se tornou praticamente uma verdadeira equipa. Nós sentimos muitas dificuldades nessa dupla jornada, porque estamos a enfrentar duas das melhores seleções da África, que têm sido um habitué nessas grandes competições, com jogadores muito experientes, que conhecem o jogo e criam-nos outras dificuldades. Não é fácil, num contexto de seleção, poder trabalhar e agregar os jogadores oriundos de vários quadrantes, quer do nosso país e quer além-fronteira e depois conseguir fazer uma equipa e ter uma ideia do jogo. Isto é fruto de muito trabalho já de uns anos a esta parte, em que esses jogadores conseguiram fazer deste grupo uma verdadeira equipa”, comentou Conde acrescentando que “hoje, mais uma vez, nós demonstramos que, pese embora, notou-se perfeitamente que os jogadores estavam mais cautelosos, marcamos o golo, podíamos ter acelerado e puxado pelo público e ir para cima do adversário, tentamos fazer um pouco mais de contenção, eu pedi aos jogadores para acelerar um pouco mais, mas esse feedback muitas vezes com o barulho, com o calor, só quem está lá dentro é que sabe. E não fomos capazes de sermos dominadores”.

 

JOGADORES COMPROMETIDOS COM A PÁTRIA 

 

Para o jogo com a Guiné Bissau, Chiquinho Conde fez alterações ao seu 11 quando comparado com o que jogou frente ao Mali, colocando jogadores como Witi, Dominguez e Macandza a titular, tendo feito uma avaliação positiva ao desempenho dos seus jogadores. 

 

“O Witi começou a titular, foi um dos jogadores com menos desgaste físico, mas não esteve ao nível a que nos habituou, porque também falta de ritmo competitivo. O Dominguez veio de uma lesão séria e fez um sacrifício enorme. E é prazeroso ver este comprometimento dos jogadores, a entrega que eles têm, vocês viram que o Reinildo quase jogou a perna no poste para atirar a bola, esse comprometimento é animador, eu acho que demonstra perfeitamente aquilo que é o nosso caráter, a nossa resiliência, se quiserem, perante todas as adversidades que nós temos”, referiu Conde.

 

JOGOS PARA GANHAR ,AS RESPEITANDO O ADVERSÁRIO  

 

Com a vitória, Moçambique lidera o Grupo I com quatro pontos, os mesmos que o Mali. Porém, Chiquinho Conde diz que os Mambas não devem dormir por cima destes resultados positivos, devendo continuar a trabalhar para conseguir vencer os dois jogos com a Eswatine que se avizinham. 

 

“Como disse, ainda bem, não que estarmos confortáveis, para que nós chegássemos ao fim e fazermos contas. Temos agora em Outubro dois jogos com a Eswatini, são jogos para ganhar, são jogos para ganhar, respeitando o adversário. E é isso que nós temos que fazer, nós temos que estar constantemente em grandes competições e para tal, temos que melhorar o nosso mindset. E como tal, não é só dos jogadores, toda uma envolvência, uma estrutura, em todas as vertentes, para que os jogadores, quando chegarem a essas competições, se sentirem muito mais confortáveis e melhorarem o desempenho”, comentou Chiquinho Conde.

 

Para além de agradecer o apoio incansável dos adeptos dos Mambas, Chiquinho Conde aproveitou a ocasião para convidar os amantes do futebol para que acompanhem a selecção nacional de futebol nos jogos que vão ter lugar em Outubro próximo.

 

“Não me canso de agradecer ao público, nós estamos a falar de um dia de semana às 15 horas, muita gente está a trabalhar. E foi bom ver a tamanha moldura humana. É claro, o estádio não estava cheio. Mas também é perceptível que as pessoas estão a trabalhar. Era suposto jogarmos à noite, para que as pessoas pudessem ter, depois do seu trabalho, estarem num estádio. Mas infelizmente não temos ainda criado essas condições para que isso aconteça. E, obviamente, o público é o nosso 12º jogador. E nós queremos aqui agradecer e pedir constantemente o apoio. Vamos ter aqui em Outubro, na primeira semana o jogo com o Eswatine. E depois, possivelmente, iremos deslocar para Joanesburgo ou  Nelspruit, não sei”, referiu o treinador. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .