desporto mocambicano

Caso dos prémios do CHAN-2022: FMF suspende cinco jogadores e nomeia comissão de inquérito

  • 1143

A Federação Moçambicana de Futebol suspendeu preventivamente os jogadores Isac, Telinho, Kito,  Shaquille, Chico e o treinador-adjunto Eduardo Jumisse na sequência do braço-de-ferro devido a exigência dos jogadores da selecção nacional de futebol que reivindicaram o aumento do prémio pela qualificação aos quartos-de-final do CHAN-2022 e que deveria ser 60% do valor de 400 mil dólares americanos atribuído pela Confederação Africana de Futebol (CAF) a todas equipas que passaram da primeira fase do Campeonato Africano das Nações destinado aos jogadores que actuam localmente.

Por Redacção LanceMZ

A decisão surgiu após uma reunião da Direcção Executiva da FMF realizada virtualmente esta sexta-feira e que decidiu também pela criação de um Comissão de Inquérito para aferir o que aconteceu em Argel e a mesma será presidida pelo Dr. José Abudo, integra o Dr. Pedro Sinai Nhatitima, Dr. Sidónio Chavisse, Dr. Suleman Fonseca, Dr. Amílcar Andela e Dr. Zefanias Jonas.

Eis na íntegra o comunicado divulgado pela FMF na noite desta sexta-feira:

A Direcção Executiva da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) vem por meio deste ofício, comunicar aos seus filiados, Órgãos de Comunicação social e o publico em geral, que sexta-feira, dia 03 de Fevereiro de 2023, reuniu-se virtualmente em sessão ordinária para analisar minuciosamente os episódios registados na Argélia com a Selecção Nacional (“Mambas”) durante a sua participação na fase final do Campeonato Africano das Nações CHAN Argélia 2022.

Da análise realizada, a Direcção Executiva constatou em primeira instância que os atletas da Selecção Nacional excederam nas suas reivindicações, chegando mesmo a expor de forma leviana, o bom nome de MOÇAMBIQUE e da SELECÇÃO NACIONAL. Os 23 atletas exteriorizaram um comportamento grosseiro, irresponsável e de chantagem, recusando-se inicialmente a ir a jogo nos quartos-de -final e posteriormente, a deixar o hotel para iniciar a viagem de regresso a Maputo, no dia 01 de Fevereiro de 2023. Os atletas extravasaram os princípios éticos e de boa conduta desportiva em vigor na FMF, manchando os símbolos da Pátria Amada.

Pelo acima exposto, a Direcção Executiva deliberou o seguinte:

i.Repudiar, de forma veemente, a atitude grotesca e infame dos atletas da SELECÇÃO NACIONAL pela reivindicação protagonizada em território alheio, pondo em causa a Excelência do nosso País e a credibilidade da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), perante o mundo, instituições similares, e a opinião pública nacional e internacional.

ii. Nomear uma comissão de inquérito que se encarregará de num espaço não superior a três meses, averiguar os factos e as circunstâncias que ditaram à prática de actos de indisciplina no seio da SELECÇÃO NACIONAL, na Argélia, durante a disputa do Campeonato Africano das Nações (CHAN-2023). A referida comissão, presidida pelo Dr. José Abudo, integra o Dr. Pedro Sinai Nhatitima, Dr. Sidónio Chavisse, Dr. Suleman Fonseca, Dr. Amílcar Andela e Dr. Zefanias Jonas. Como parte dos seus trabalhos, esta comissão irá ouvir os demais membros integrantes na comitiva da FMF e irá trabalhar no sentido de apurar responsabilidades para posterior tomada de medidas disciplinares pelo órgão competente da FMF.

 

iii. Não dar provimento ao suposto Termo de Compromisso, dado que o mesmo não tem valor jurídico sem uma aprovação da Direcção Executiva da FMF. Ademais, os representantes dos atletas coagiram e ameaçaram o chefe da delegação, Sr. Jorge Bambo (Vice-presidente da Administração e Finanças), a assinar o referido Termo de Compromisso, caso contrário não deixariam o hotel de regresso a Pátria Amada.

iv. Suspender preventivamente os atletas Isac De Carvalho, Stélio Ernesto, Francisco Muchanga, Shaquille Nangy e Saddan A. Guambe, e o assistente do seleccionador, Eduardo Jumisse, dos trabalhos da Selecção Nacional até à conclusão do inquérito.

v. Comunicar oficialmente e com pedido de desculpas à CAF, a Comissão Organizadora da Competição, bem como a Federação Argelina de Futebol sobre os acontecimentos ocorridos em Argel no seio da Selecção Nacional.

(LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .