desporto mocambicano

Carlos Aik opina: liderança para o basquetebol precisa-se!

  • 294


Levanta-se esta questão motivado pelo recente terminado Campeonato da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos, superiormente vencido pelo Costa do Sol, por ter sido o mais regular e possuindo o melhor plantel da Cidade de Maputo.
Estou curioso para perceber como o Miguel Guambe conseguiu planificar a sua época desportiva que culminou com a conquista desta competição, sabendo da inconstância dos jogos.
Os Jogos dependem de:


• Pagamento das taxas à ABCM
• Condições Climatéricas
• Disponibilização dos campos pelos proprietários
• Vontade dos Clubes em querer jogar nu determinado dia
• Compromissos dos Agentes envolvidos nos Clubes
• Vontade ou seja Pagamento aos Árbitros
• Etc


Portanto a planificação é um exercício de tentativas. Vamos treinar, vamos preparar-nos para o jogo do fim de semana as tantas horas, no local tal e com o adversário X. Chegados ao local, na hora marcada, não há jogo.
A ABCM não consegue ter um plano de competições para as diversas camadas. Nos últimos anos o normal acontecer é iniciar as competições, se der tempo para terminar, logo veremos.

O Torneio de abertura não termina porque há urgência em começar a Taca da Cidade que, entretanto, também não vai terminar porque estamos a ficar sem datas para o Campeonato da Cidade que, entretanto, não termina porque temos de disponibilizar o representante da Zona Sul para o apuramento desta Zona, de acesso a Liga de Basquetebol. Isto falando dos Séniores pois nas camadas inferiores, a situação é bem pior.

Ora se a competição que apura o representante ainda não terminou, como se determinará o representante da Zona Sul para o apuramento da Liga? A equipa melhor classificada (sem contar com os já apurados da edição anterior) no momento em que a competição estiver, é a escolhida.


RESULTADO FINAL DESTA BAGUNÇA: AS EQUIPAS DE MAPUTO VAO PARTICIPAR NA LNB, COM UMA MARATONA DE JOGOS NAS PERNAS, REALIZADOS EM VÉSPERAS DA COMPETICAO.
CONSEQUÊNCIA: ENTRAM EM DESVANTAGENS PARA ESTA COMPETICAO, COMPARATIVAMENTE AOS SEUS ADVERSÁRIOS QUE VÊM DE OUTRAS ZONAS DO PAÍS E QUE CHEGAM A ESTA COMPETICAO BEM MAIS FRESCOS
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: MARCAR O INÍCIO DA LNB PARA 3 DIAS APÓS OS PLAY- OFF DO CAMPEONATO DA CIDADE DE MAPUTO (A MELHOR DE 3 JOGOS X 2 – MEIAS FINAIS E

FINAIS) QUE SE REALIZARAM EM APENAS 10 DIAS (MÉDIA DE 1 JOGOS POR CADA 40 HORAS) SERÁ DISTRACÇÃO, INCOMPETÊNCIA OU PREPOSITADO.


Vamos por partes: Se for distração, é imperdoável pois os Basket tem muitos ditos intelectuais e respectivos Assessores.
Se for incompetência, é imperdoável, mas a culpa será sempre de quem colocou os decisores na posição de mandar.


Se for propositado, o problema é mais grave pois dá logo origem a seguinte questão: A quem se pretende beneficiar com o cansaço de uns e a frescura de outros?


Recordar que esta LNB que acontece pela segunda vez no mesmo ano, já sofreu 3 alterações de data, sempre pelo mesmo motivo. Questões organizacionais. (Não seria melhor o termo desorganização??)


E ainda a propósito Bandeira, Marquito e Guilherme, 3 figuras sempre presentes nas competições foram proibidos de apitar a Liga. Os amantes do Basket gostariam de saber porquê.
A propósito de liderança:


De acordo com Murray (1991) e Dosil (2004) a liderança é um dos aspectos mais estudados no âmbito da Psicologia do Desporto, sendo um tema de grande interesse pelas implicações que tem, tanto nos desportos colectivos como nos individuais, uma vez que as relações que se estabelecem devem proporcionar o maior rendimento de todos.


Weinberg e Gould (1995), afirmam que as abordagens têm implicações para uma liderança eficaz no desporto. Segundo estas abordagens tanto as características pessoais como os traços de personalidade não asseguram por si só uma liderança eficaz, mas tem que existir uma adaptação às situações específicas, em que os estilos de liderança têm que se adaptar às exigências das situações.


Existem estilos que podem ser aceites para o desporto, neste caso o Basket: Autocrático, democrático etc, apenas para traze estes dois. Cada estilo tem suas vantagens e desvantagens e é importante o seu entendimento para ter êxito.


Autocrático: Nesse estilo, o líder determina as ideias e o que será executado; isso implica a obediência dos demais.


Democrático: inspirado em ideias da Grécia Antiga, nesse estilo todo o grupo é considerado o centro das decisões.


Projectando estes estilos para o Desporto, reconhecendo que os Clubes são o pilar do Desporto Federado e que as instituições existem para liderar (por ordem em todo o processo) apetece perguntar qual é o estilo de liderança no nosso desporto em particular o Basquetebol


Carlos Aik

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .