Moçambique vai defrontar as Ilhas Maurícias na primeira eliminatória de acesso ao CAN-2023 na categoria de sub-23, "/> Moçambique vai defrontar as Ilhas Maurícias na primeira eliminatória de acesso ao CAN-2023 na categoria de sub-23, "/>
desporto mocambicano

CAN-2023 em Sub-23: Moçambique defronta Maurícias e Conde conta com “armada portuguesa”

  • 295

Moçambique vai defrontar as Ilhas Maurícias na primeira eliminatória de acesso ao CAN-2023 na categoria de sub-23, a decorrer no Marrocos, segundo ditou o sorteio da prova realizado esta quinta-feira no Cairo. O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, já está a pensar nesta eliminatória e pensa convocar os jogadores que militam em Portugal. 

 

A primeira mão da eliminatória com os ilhéus terá lugar em Maputo e a segunda será fora de portas, com os jogos aprazados para entre os dias 19 e 27 de Setembro de 2022. O vencedor desta eliminatória deverá defrontar o Gana na segunda eliminatória aprazada para entre entre os dias 21-23 e 28-30 de Outubro e a terceira e última eliminatória de apuramento está marcada para entre os dias 20 e 28 de Março de 2023.

VEJA O TEMA NAS MANCHETES LANCEMZ 

O CAN-2023 da categoria terá lugar em Junho do próximo ano no Marrocos e que servirá de qualificação para o Jogos Olímpicos Paris 2024, sendo que Moçambique vai procurar a sua primeira presença neste tipo de competição. 

 

BASE DA SELECÇÃO ESTÁ EM PORTUGAL

 

O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, será o responsável pelos Mambinhas Sub-23 que estarão envolvidos nesta campanha e o considerou que “está categoria é um espaço fundamental para analisar os jogadores porque são o futuro da selecção A, visto que não são eternos e é preciso criar um espaço para poder potenciar estes jovens, dotá-los de conhecimento e valências para poder criar traquejo e auguram um futuro como possíveis convocados na equipa A”.

 

“Vejo com muita satisfação que este espaço seja valorizado pela CAF porque é importante e não menos importante quantidade as outras competições que estamos inseridos”, comentou o Seleccionador Nacional sobre a realização da qualificação ao CAN-2023 na categoria de Sub-23. 

 

Para as eliminatórias que se avizinham, Conde pretende contar com os jogadores que actuam no estrangeiro para compor a selecção Sub-23 que vai tomar parte na fase qualificação para o CAN-2023 e o departamento técnico da Federação Moçambicana de Futebol já está a trabalhar na preparação desta eliminatória. 

 

“Estamos já a um tempo a está parte e inicialmente trabalhamos com o treinador Tiago Matos, que na altura iniciou o projecto comigo, e temos a base de dados de possíveis convocados da selecção Sub-23 e para minha satisfação grande parte deles joga fora no estrangeiro, concretamente em Portugal, no Leixões, Belenenses, Marítimo, Rio Ave”, disse Chiquinho Conde.

 

O timoneiro dos Mambas lamentou o facto de alguns jogadores que fizeram parte da selecção nacional que conquistou a Taça COSAFA em Sub-20 “infelizmente não estão a ser utilizados devidamente nas suas equipas, seria uma oportunidade para dar maior visibilidade a este grupo de atletas e nós estamos  a fazer esse levantamento, mas como devem calcular cada coisa no seu tempo”.  (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .