Moçambique estreou-se com vitória ao fazer uma reviravolta impressionate e derrotar o Malawi por 4-2 no jogo que marcou a abertura do Campeonato África o das Nações de Futebol de Praia, cujo pontapé de saída foi dado está tarde pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que antes inaugurou a Arena de Vilankulo.
Por Alfredo Júnior em Vilankulo
Foi uma tarde em que os moçambicanos ficaram com o coração nas mãos por dois momentos na novinha Arena de Futebol de Praia de Vilankulo: primeiro quando o Presidente da República, Filipe Nyusi, deu o pontapé de saída na abertura do Campeonato Afticano das Nações e acabou caindo na areia e depois quando os Guerreiros estiveram em desvantagem no jogo com o Malawi.
Os dois momentos não passaram de um susto, pois Filipe Nyusi rapidamente ergueu-se e até foi um dos elementos da claque Onda Onda Vermelha que puxou pela selecção nacional de futebol que entrou a perder quando com 3:45 por jogar no primeiro período Dala Dala inaugurou o activo para o Malawi.
Moçambique reagiu e a faltarem 2:02 por jogar Nelson Manuel restabeleceu a igualdade, desta feita a uma bola, com que as duas equipas terminaram os primeiros 12 minutos da contenda.
No início do segundo período da partida, novo balde de água fria para pois com 9:05 por jogar nesta etapa Ussi colocou novamente os Flames em vantagem na contenda.
Mas Moçambique soube sofrer até quando faltavam 3:59 por jogar na segunda etapa, Júlio Armando voltou a igualar a partida, desta feita a duas bolas.
A reviravolta chegou com 10:35 por jogar jogar no terceiro período, sendo que foi assinada por Gerson Chivale que colocava os espectadores em euforia total e completa, pois trava-se da primeira vez que Moçambique passava para a liderança do marcador em toda partida.
Daí para frente os Guerreiros da Praia passaram a abordar o jogo com mais tranquilidade, até que quando faltavam 5:28 minutos para o fim da contenda chegaram ao golo da tranquilidade por intermédio de pelo ainda melhor jogador africano Nelson Manuel que bisava na partida.
E Moçambique conseguia assim uma sofrida, mas saborosa vitória diante do Malawi que vendeu cara a derrota e valorizou a vitória moçambicana nesta abertura do Africano de Futebol de Praia. (LANCEMZ)











