desporto mocambicano

Camarões e selecção convidada na rota de Moçambique no AfroBasket 2023

  • 950

Os grupos para o AfroBasket Feminino da FIBA 2023 foram confirmados durante uma cerimônia de sorteio na sexta-feira em Maputo, local da 18ª Assembleia Geral da FIBA África. O sorteio ditou que Moçambique estará integrado no Grupo B a par das selecções do Camarões (terceira classificada da edição passada) e um convidada (wild card).

 

Por Alfredo Júnior

 

O torneio de 12 nações será realizado na BK Arena em Kigali, Ruanda, de 28 de julho a 6 de agosto. As equipes foram divididas em quatro grupos de três cada, com Ruanda, anfitriã do torneio, sorteada no Grupo A.

 

Até sexta-feira, 9 de junho, dez países tinham suas vagas confirmadas na final de 12 nações. Os dois lugares restantes serão determinados em uma data posterior. A FIBA África atribuirá um wild card  (convite) enquanto o último bilhete será determinado através da qualificação  envolvendo uma equipa da Zona 2 e equipas da Zona 3.

 

A equipa wildcard integra o Grupo B, enquanto o representante das Zonas 2 (Guiné) e 3 joga no Grupo A, ao lado dos anfitriões Ruanda e Angola. Os resultados do sorteio são os seguintes:

 

Grupo A: Runada, Angola e Representante Zona 2 ou 3;

 

Grupo B: Camarões, Wild Card (convidada) e Moçambique;

 

Grupo C: Mali, Senegal e Uganda

 

Grupo D: Nigéria, Egipto e Congo.

 

Na primeira fase, cada equipe enfrentará os 2 (dois) adversários de seu respectivo grupo em jogo de uma mão.

 

QUALIFICAÇÃO PARA AS QUARTOS-DE-FINAL

 

Os vencedores de cada grupo avançam diretamente para os quartos-de-final. Mas o final da Fase de Grupos não será o fim do caminho para as oito equipes restantes.

 

As equipes que terminarem em segundo e terceiro em seus respectivos grupos cruzarão com equipes de grupos opostos pelas quatro vagas restantes para os quartos-de-final.

 

FASE FINAL

 

Os vencedores dos quartos-de-final avançam para as semifinais, enquanto os perdedores disputam as partidas da ronda de Classificação do 5º ao 8º lugar.

 

A Nigéria segue para Kigali como tricampeã, o Mali foi vice-campeão por dois anos e Camarões terminou em terceiro lugar. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .