O jogo Moçambique – Mali vai definitivamente ter lugar na próxima sexta-feira, 15 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, e em face a onda de manifestações que se assistem na cidade de Maputo, a Confederação Africana de Futebol (CAF) exortou à sua filiada Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e ao Governo Moçambicano para que cria as devidas condições de segurança para os intervenientes e para o decurso normal da partida.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, em face do questionamento feito há dias pela CAF, a FMF e o Governo Moçambicano deram totais garantias de segurança para que o encontro da quinta jornada do Grupo I de qualificação ao CAN-2025 decorra sem sobressaltos e em segurança, sobretudo para a selecção visitante do Mali e para a equipa de arbitragem escalada para este embate.
A CAF já informou a FMF que em caso de qualquer anormalidade no que a segurança das equipas diz respeito ou mesmo a não realização do jogo, “não será considerado motivo de força maior e Moçambique será sancionado com derrota”.
Assim sendo, Moçambique deverá dar garantias de todas as condições de segurança para a realização deste jogo, o que equivale dizer que a selecção do Mali deverá ter as devidas condições para se movimentar para os treinos e durante o jogo não deverá ocorrer qualquer situação que force a interrupção da partida.
GOVERNO DÁ GARANTIAS DE SEGURANÇA
Entretanto, face a convocação de mais três dias de manifestações a terem lugar de 13 a 15 de Novembro, coincidindo com o período de preparação e realização do jogo, o Governo moçambicano renovou a garantia de segurança para a realização do jogo na sexta-feira, pelas 18 Horas, no Estádio Nacional do Zimpeto.
O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, assegurou que há um trabalho em curso junto das entidades que garantem a segurança e tranquilidade no país, nomeadamente os Ministérios do Interior e da Defesa, para que o jogo decorra sem sobressaltos.
“Os momentos de agitação terão passado e não creio que se coloquem questões políticas a fazer mossa a um momento tão importante como este, em que a selecção nacional está em jogo: Auguro que estaremos em clima de paz”, disse Gilberto Mendes.
Refira-se que parte dos elementos da selecção do Mali já se encontra na capital moçambicana desde domingo último para preparar o importante embate. Recordar que Moçambique e o Mali encontram-se empatados a 8 pontos na liderança do Grupo I de qualificação ao CAN-2025. (LANCEMZ)