desporto mocambicano

Bulls visitam Baía de Pemba no prosseguimento da 17ª Jornada do Moçambola

  • 1410

O Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola edição 2023, prossegue este fim-de-semana com a realização da décima sétima jornada. O destaque vai para a deslocação do segundo classificado Black Bulls à casa do Baía de Pemba FC, naquela que será a continuação da perseguição ao líder Ferroviário da Beira que joga em casa no caldeirão do Chiveve perante o homónimo de Quelimane.  

 

Por Atílio Huo

 

A jogar em casa o Ferroviário da Beira está proibido de perder pontos diante da similar de Quelimane, que também precisa pontuar para sair da zona incómoda, qualquer resultado que não seja uma derrota seria bom para os forasteiros.

 

Porém, no domingo os “locomotivas” do Chiveve têm a obrigatoriedade de vencer o jogo, sob o risco de ver o seu directo perseguidor, a Associação Black Bulls, a avançar quando a diferença pontual é mínima, embora tenha um jogo difícil diante do Baía de Pemba FC que tem tendência de fazer da sua casa um verdadeiro paraíso, ou seja, torna difícil a vida dos seus adversários.  O confronto entre o Baía de Pemba FC e a Black Bulls  está marcado para sábado, 16 de Setembro, no campo Municipal.

 

Noutra partida agendada para tarde de sábado, depois da  polémica, finalmente a Associação Desportiva de Vilankulo tem a autorização de receber os jogos no seu ninho. Em jogo da 17ª jornada vai receber o Costa do Sol, numa partida que pode ser imprevisível, onde os “hidrocarbonetos” vão querer fazer manter a invencibilidade em sua casa.

 

GOLEADAS NA ABERTURA DA RONDA

 

O Ferroviário de Maputo venceu o Matchedje de Maputo por 3 a 1 na abertura da jornada 17 do Moçambola, numa partida realizada nesta terça-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto.

 

Os “locomotivas” adiantaram-se no marcador aos 30 minutos por intermédio de Huga, com assistência de Kito numa jogada ensaiada na cobrança de falta pelo lado direito do ataque.

Não demorou até que no minuto 32, Jeitoso, na cobrança de uma falta ainda no meio campo do Ferroviário, rematou directo para a baliza do Matchedje marcando aquele que seria um dos melhores golos da tarde e contou com um "frango" do guarda-redes Daniel.

Ainda no decorrer da 1a parte, aos 45 minutos, Maxwell puxou um contra-ataque pelo lado esquerdo e cruzou para o capitão Kito encostar e selar o marcador num golo que deu tranquilidade para a formação anfitriã.

Na 2a parte, o Matchedje de Maputo esboçou uma reacção atrás do resultado, e no minuto 55 beneficiou-se de uma grande penalidade duvidosa marcada pelo  árbitro do encontro numa falta de Jeitoso sobre Salson. Na cobrança, Macamito não tremeu e fez o primeiro golo de Matchedje na partida.

Já no Songo, a União Desportiva esteve sem contemplações na recepção ao Ferroviário de Lichinga que saiu derrotado por três bolas sem concorrência, com os golos dos “hidroeléctricos” a serem marcados por Reginaldo Faite, Dário Melo e Dayo António.

Com estes resultados, a União Desportiva do Songo reforça a terceira posição na tabela classificativa com 27 pontos e o Ferroviário de Maputo sobe para o 4⁰ lugar com 25 pontos e passa o Costa do Sol e o Ferroviário de Lichinga, enquanto que o Matchedje de Maputo complica as suas contas na luta pela permanência na primeira divisão e se afunda ainda mais no último lugar da tabela classificativa com apenas 10 pontos.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .