A Associação Black Bulls isolou-se na liderança do Moçambola 2024 após receber e derrotar o Costa do Sol por 3 a 1 no jogo a contar para a 12ª jornada da competição. Com o resultado, os "touros" abriram uma vantagem de quatro pontos sobre os "canarinhos", que permanecem na segunda posição.
A partida começou equilibrada, mas rapidamente a Black Bulls foi assumindo as rédeas dos acontecimentos, porém, sem levar grande perigo à baliza adversário.
Passados 18 minutos, Rume aproveitou uma desatenção da linha defensiva dos visitantes para isolar Melque na cara do guarda-redes, acabando por ser travado com falta, na sequência, o árbitro não hesitou e assinalou uma grande penalidade.
Chamado a cobrar, Hammed não tremeu e introduziu a bola na baliza de Joaquim, colocando os "touros" a vencer por 1 a 0.
Em desvantagem no marcador, o Costa do Sol enfrentava dificuldades para travar o domínio dos donos da casa, terminando a primeira etapa sem levar perigo à baliza de Ernan Siluane.
Os minutos iniciais da segunda parte começaram com perigo dos dois lados, primeiro por Mbulu a não conseguir bater Ernan, e na resposta, a ABB viu Joaquim negar o segundo golo dos “touros” após uma grande arrancada de Kadre.
Os “canarinhos” foram crescendo no jogo e golo do empate viria a surgir na passagem minuto 57 por intermédio do Mbulu a desviar um cruzamento bem tirando pelo Ciganinho.
Porém, o empate durou pouco. Aos 66, a Black Bulls voltou a se colocar a frente do marcador.
Na sequência de uma cobrança de falta na esquerda do ataque, Danilo levantou a bola para a grande área, e Nené se impôs nas alturas mas viu seu cabeceamento ir directo ao poste, na sobra, Kadre apareceu solto no interior da pequena área para desviar para o fundo da rede.
Obrigado a correr atrás do prejuízo, o Costa do Sol podia ter chegado ao 2-2, valeu as grandes intervenções do Ernan a defender um remate de Yanganile e Nené, que tirou um remate de Loyd que levava selo de golo.
Na sequência, os "touros" aproveitaram a subida dos “canarinhos” para sair em contra-ataque e matar o jogo numa grande finalização Kadre a responder bem a um passe de trivela tirado pelo Ejaita.
Com o triunfo, a Associação Black Bulls se isola na liderança da prova com 30 pontos enquanto o Costa do Sol se mantém no segundo posto com 26.
Ficha técnica
BLACK BULLS: Ernan, Guebuza, Joseph, Danilo, Nené, Melque, Rume, Stephen, Hammed, Chamito, Kadre
Suplentes: Texeira, Martinho, Armando, Ayuba, Ejaita, Vítor, Fidel, Fernandinho, Orlando.
Treinador: Hélder Duarte
COSTA DO SOL: Joaquim, Ciganinho, Muchanga, Chico, Yanganile, Chester, Ali, Chisala, Chirwa, Macandza, Isac
Suplentes: Victor, Marty, Beto, Mesa, Muhate, Baptista, Mbulu, Musonda, Adilson, Loyd, Jailson.
Treinador: Horácio Gonçalves