Uma recepção a condizer com o feito foi o que a Black Bulls teve na tarde desta terça-feira 24 de Setembr "/> Uma recepção a condizer com o feito foi o que a Black Bulls teve na tarde desta terça-feira 24 de Setembr "/>
desporto mocambicano

Black Bulls recebida em apoteose e já pensa na fase de grupos da Taça CAF

  • 64

Uma recepção a condizer com o feito foi o que a Black Bulls teve na tarde desta terça-feira 24 de Setembro à sua chegada a Maputo, após conseguir a qualificação à fase de grupos da Taça CAF. À chegada, o patrono da Black Bulls, Junaid Lalgy, e o treinador Hélder Duarte lamentaram o facto de não poderem inscrever jogadores para reforçar o plantel, porém garantiram que vão continuar a trabalhar para dignificar o país na prova. 

 

Por Redacção LanceMZ 

 

Não era para menos, seis anos depois os touros voltaram a colocar o país na fase de grupos das Afrotaças e a recepção deixou sem palavras ao patrono da Black Bulls, Junaid Lalgy. 

 

“De fato foi uma grande entrada, já estava bastante emocionado por essa entrada. Devo dizer que não esperava esta recepção por parte do governo, por parte dos apoiantes, a imprensa. Estou mais emocionado, mais do que nunca, dizer que quando se trata de causas nobres e nacionais como esta, nós estamos todos unidos, independentemente das cores clubísticas de cada um. Portanto, estou muito agradecido por todos que estiveram aqui a nos receber e isso nos motiva muito mais para poder ir para mais além”, disse emocionado, Junaid Lalgy.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Para além de familiares, de adeptos e de simpatizantes da Black Bulls, a recepção da equipa contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, que enalteceu o feito alcançado pelos touros. 

 

“Quebramos o enguiço, estamos de novo na grande roda, por isso é que estamos aqui mesmo para manifestar a nossa satisfação, manifestar o nosso compromisso com o Black Bulls, manifestar todo o nosso apoio e vamos agora começar a preparar a nova caminhada, que vai ser difícil, vai ser duro, mas nada é impossível como eles provaram”, referiu Mendes.  

 

A presença da Black Bulls em Brazzaville contou com o acompanhamento da Federação Moçambicana de Futebol, através do presidente da KNAF, Francisco Machel, que elogia a colaboração por parte da homóloga congolesa.

 

“O que pesou aqui foi exactamente a organização em si, porque nós trabalhamos na  questão anterior dos clubes africanos, ou seja dos clubes moçambicanos, com os clubes congoleses,  portanto isto jogou muito e a Federação teve que fazer um trabalho coordenado com a CNAF e teve que também fazer um trabalho com a direção da ABB e por isso indicaram para lá um elemento de avanço e isso foi um trabalho coordenado e chegado no terreno, preparamos todas as condições para que houvesse um ambiente saudável para a preparação do jogo e isso aconteceu e aquilo que nós esperávamos nada de mal aconteceu, disse Francisco Machel, da FMF

FASE DE GRUPOS SEM REFORÇOS 

 

Com a qualificação já assegurada, o treinador Hélder Duarte começa a fazer as contas para a participação na fase de grupos e Junaid de Lalgy lamenta não poder inscrever reforços para atacar a próxima etapa nas Afrotaças.

 

“Fizemos 33 jogos e no final de 33 jogos perdemos a primeira vez este ano e eles não estavam felizes, porque não queriam ter perdido, porque ganhar para este grupo é um vício”, disse Duarte para depois lamentar “infelizmente tive a informação que não vai haver reforços, é em contingência do nosso calendário, todas as equipas podem reforçar e podem se inscrever, nós não podemos fazer, porque o mercado em Moçambique está fechado, nós não tentámos que os reforços pudessem ser só para as competições africanas, não é permitido, é um plantel muito curto, como eu disse há um bocadinho, nós temos 33 jogos em 7 meses e agora temos dois meses e meio e vamos ter 18 jogos para 20 jogadores, vai ser, não sei, vamos tentar gerir isto da melhor forma, vai ser muito difícil”. 

 

“É desvantagem que infelizmente estamos a enfrentar por causa da época desportiva comparativamente aos restantes países, infelizmente não poderemos inscrever mais jogadores para fazer face a esta fase de grupos e obviamente que isso poderá ter repercussões negativas, mas continuaremos a nossa luta que é para ver se a época desportiva esteja alinhada com os demais países”, lamentou Lalgy. 

 

O sorteio da fase de grupos da Taça da Confederação Africana do Futebol terá lugar a 7 de outubro de 2024, com início às 13 horas, horário de Cairo, (11 horas de GMT, 13 horas de Maputo.

 

A fase de grupos vai acontecer entre outubro e dezembro de 2024, enquanto que as eliminatórias diretas também, conhecidas por mata-mata, terão lugar no período entre Março e Maio de 2025. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .