A Associação Black Bulls realiza desde a manhã desta segunda-feira, 27, até quarta-feira, 29 de Novembro, uma formação em Scouting. Esta é a primeira de muitas acções de formação para os gestores, treinadores, estudantes, jogadores do maior deporto mundial promovida pelo clube de Tchumene.
Por: Redação LanceMZ
Esta acção de formação vai abordar métodos de observação e características do jogador, observação individual e criação de relatório, ideia e princípio do jogo, evolução e sistemas de jogo, filmagem de jogos e importância de entender o jogo na filmagem.
Esta formação é dirigida por José Eusébio, Treinador de Futebol UEFA Pro, Francisco Costa, CEO Primefoot, Miguel Sousa, CEO Ams Sports Studio, Eusebio João, treinador de futebol, e Paulo Paiva, Gestor Desportivo.
Eusébio João, treinador de futebol e formador, dirigiu a primeira sessão da formação organizada pela Black Bulls que cingiu-se na evolução do jogo, sistemas tácticos e caracteristicas do Scouting.
“Quem quer trabalhar com o Scouting deve ser directo, auto-critico, saber adaptar-se ao meio onde está inserido (províncias), conhecer a realidade das competições, ser motivado, imparcial (não se deixar influenciar por terceiros) e sobretudo ter disponibilidade de tempo para o exercício das suas funções”, considerou Eusébio João.
Nesta formação onde participam treinadores de futebol, da Black Bulls, do Costa do Sol bem como de outros clubes e estudantes de ciências do desporto, tem como finalidade capacitar os técnicos nacionais para contribuírem para o desenvolvimento do futebol moçambicano.
O sistema técnico-tactico, o jogo e a sua evolução, estrutura do sistema e sua evolução foram outros assuntos discutidos durante a primeira sessão dirigida por José Eusébio. Detecção e identificação do jogador com potencial, foi o assunto em epígrafe na apresentação de Francisco Costa, que incutiu nos formandos a mentalidade de bem observar os jogadores com potencial.(LANCEMZ)