A Associação Black Bulls despachou a turma do Alizé Fort das Comores com um agregado de 11-0, ao vencer a partida da segunda mão da segunda eliminatório de acesso a fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF). Na derradeira etapa para entrar para a fase de grupos,os “touros” deverão defrontar o vencedor da eliminatória entre o 15 de Agosto da Guiné Equatorial e o AS Otoho de D’Oyo, da República do Congo.
Por Redação LanceMZ
Tal como prometera Hélder Duarte fez alterações profundas no seu 11 quando comparado com a partida da primeira mão, mas a grande supresa foi o facto de o técnico português ter assistido ao jogo a partir da bancada sol, mostrando preocupação para o rumo dos acontecimentos, visto que o golo tardava em chegar.
Depois de um início de partida em que o domínio era claro, mas o desacerto com a baliza era evidente, os “touros” ganharam uma grande penalidade em que o defesa do Alizé joga a bola com a mão.
Coube ao capitão de ocasião Victor Tesouta a responsabilidade de cobrar o castigo máximo e fê-lo da melhor forma, colocar a bola de um lado e mandar o guarda-redes para outro lado. Era o 1-0 que abriu os caminhos para mais uma goleada quando estavam jogados 23 minutos.
Aos 40 minutos o ataque dos “touros” voltou a funcionar com a bola a circular da direita para esquerda e acabar por parar nos pés de Fernandinho que tirou uma bomba, com a bola a ir anichar-se no fundo das redes do Alizé Fort que sofria assim o segundo golo. Com a eliminatória a somar um agregado de 9-0 a partida da segunda mão foi para o intervalo.
Depois do descanso, a Black Bulls voltou com as setas apontadas ao ataque e logo no primeiro minuto da segunda parte os “touros” chegaram a seu terceiro golo apontado por Ayuba que colocou a eliminatória em 10-0.
O Alizé Fort ainda tentou esboçar uma reacção, chegando mais próximo da baliza defendida por Teixeira, mas faltou competência à equipa das Comores que demonstrou muitas dificuldades para chegar ao tão almejado golo.
A equipa técnica liderada por Custódio Gune fez mexidas no seu xadrez e aos 70 minutos lançando jogadores como Nené e Kadre que mudaram o ataque e isso resultou no aumento da contagem aos 72 minutos com Kelvio a fazer o quarto golos da contenda.
O guarda-redes Teixeira acabou expulso tendo visto o cartão vermelho directo, após abandonar a sua baliza e fora da sua área acabar por derrubar um atacante do Alizé Fort que preparava-se para visar a baliza dos “touros. E pouco depois terminava o encontro encerrando o placard da eliminatória em 11-0.
Agora a Black Bulls aguarda pelo vencedor da eliminatório entre o FC 15 Agosto, da Guiné-Equatorial, e AS Otoho D’Oyo, da República do Congo, que vão disputar os dois da presente eliminatória em Brazaville, em virtude de há uma semana não
se ter realizado o jogo previsto para Malabo, devido ao facto de o estádio estar ocupado com a realização de um festival cultural. (LANCEMZ)