A Associação Black Bulls sagrou-se campeã nacional de futebol nas categorias de juniores e juvenis, escalões de formação cujos Campeonatos Nacionais encerraram ao longo da presente semana na cidade da Beira e de Maputo, aonde os “touros” venceram nas respectivas finais as formações do Futebol Clube da Beira e do Costa do Sol. É mais uma prova da hegemonia da equipa da capital do país nos escalões de formação da modalidade.
Por Redacção LanceMZ
Depois de derrotar nas meias-finais a formação do Estrela Poderosa por 9-1 a turma da Costa do Sol teve pela frente a formação da Black Bulls que na etapa anterior havia levado de vencida a equipa do Soprotecção de Quelimane, para a final do Nacional de Juvenis que teve lugar no relvado sintético do “ninho” dos “canários”.
No jogo da decisão, a Black Bulls começou melhor ao conseguir o golo inaugural 7 minutos por intermédio de Agostinho, resultado que prevaleceu até ao intervalo. No reatar da contenda, os “canarinhos” entraram melhor com Yuran a marcar o golo da igualdade aos 47 minutos, para pouco depois colocar a equipa da casa em vantagem aos 69. Só ao cair do pano, ou seja, aos 87 minutos, é que os “touros” lograram chegar ao golo de igualdade, apontado na transformação de uma grande penalidade por intermédio de Paíto.
Com a igualdade a duas bolas, teve que se recorrer a transformação de pontapés da marca de grande penalidade para se encontrar o vencedor e aí a Black Bulls foi mais eficaz ao anotar cinco, contra quatro do Costa do Sol, tendo essa eficácia valido a conquista do título de Campeão Nacional para os “touros”.
TOUROS JUNIORES GOLEIAM NA FINAL
Já em juniores, a Black Bulls enfrentou a final a equipa do Futebol Clube da Beira na final que teve como palco o campo sintéctico do Conselho Municipal da Beira, um terreno bem conhecido para a equipa do Chiveve que não soube tirar proveito do factor casa. Os “touros” estiveram sem contemplações ao golear o seu oponente por 5-1, resultado que denota o desequilíbrio entre as duas equipas.
No jogo de atribuição do terceiro classificado também houve chuva de golos, com o Ferroviário de Nampula a golear a formação do Atlético de Moçambique por 4-2, conquistando o último lugar do pódio do Campeonato Nacional de Juniores.
Refira-se que estes campeonatos marcaram a retoma da disputa dos nacionais nos escalões de formação que estavam interrompidos devido a pandemia da COVID-19, tendo este ano sido disputada numa primeira fase por regiões, com a fase final a decorrer envolvendo os vencedores de cada zona, com a excepção da cidade de Maputo que teve dois representantes na fase final devido ao número elevados de equipas de formação que existem na capital do país. (LANCEMZ)