Prossegue este fim de semana a disputa dos oitavos de final da Taça de Moçambique, a segunda maior competição futebolística do país. O Campo o Municipal de Maxixe vai acolher o duelo de destaque da fase do "mata-mata", onde a formação da Associação Desportiva de Vilankulo vai defrontar o Ferroviário de Maputo no domingo, 06 de Agosto.
As duas colectividades já se enfrentaram no Moçambola, tendo a AD Vilankulo vencido no Alto Makhassa o seu oponente. Os Locomotivas da Capital do país, são os detentores do troféu, vão neste embate defender o título conquistado no ano anterior.
A ronda inicia nesta sexta-feira, 03 de Agosto, com a Black Bulls a receber o Clube de Gaza que vai tentar passar pelos Touros e chegar a fase seguinte.
O Director Desportivo da Black Bulls, Dino Dulá, fez saber que o maior desejo da sua equipa é vencer a partida. "Esperem por uma Black Bulls que vai jogar para ganhar, sabemos que enfrentaremos uma equipa que está na prova com desejo de ganhar e provar o seu valor. Entretanto, a nossa a missão é de vencer, independentemente, das adversidades que surgirem na partida".
Dino Dulá realçou que para os touros "não há jogos fáceis, por isso estamos ciente das dificuldades que encontraremos em campo. Conhecemos o estilo do jogo da equipa e a posição que ocupa no campeonato provincial da II Divisão e isso vai nos ajudar a encarar a partida de frente", terminou.
Já o treinador do Clube de Gaza, David Matusse, afirmou que a sua equipa vai dar tudo em campo. "Estamos aqui para vencer. Antevemos um jogo difícil, pois jogaremos com o actual líder do Moçambola, mas isso não é motivo de alarme, pois temos trabalhado muito para sair com um resultado positivo do jogo.
O nosso objectivo é de chegar à final da prova e vencer a competição" disse o treinador dos guerreiros. Refira-se que o clube de Gaza já conquistou esta competição e este ano pretendem repetir o feito.
No Sábado, o Desportivo da Matola recebe o Costa do Sol no campo do grupo Afrin, num duelo que se espera que o público esteja presente para apoiar as duas formações.
O Desportivo da Matola que é líder do campeonato da segunda divisão na província de Maputo terá uma palavra a dizer diante do Costa do Sol que igualmente vai se impor tendo em conta que já venceu e esta competição.
O treinador dos Matolenses, Danito Nhampossa, refere que a sua equipa está motivada e preparada para participar neste jogo.
O Director Desportivo do Costa do Sol, Rui Évora, considera que será um jogo complicada que terá lugar "num campo que não está em boas condições o que vai dificultar a sua equipa" contudo o conjunto está preparado para vencer o jogo, disse Évora.
O domingo está reservado para os duelos do centro e norte. Duas formações do Moçambola vão medir forças em Cabo Delgado, o Baía de Pemba recebe o Ferroviário de Nampula no escaldante jogo desta região do país e, como é de praxe, o Estádio Municipal de Pemba estará abarrotado porque certamente os adeptos não vão perder uma partida desta magnitude.
Os Locomotivas do Chiveve terão pela frente os Locomotivas de Matize, que tem o mesmo objetivo, que é transitar para a fase seguinte. O Estádio 25 de Setembro em Moatize vai albergar este jogo no qual o treinador principal do Ferroviário da Beira, Hélder Duarte antevê uma partida difícil.
"Vamos tentar ir lá para vencer o jogo que é o nosso objetivo para irmos ao paly-off final e vencer a Taça. Sabemos que vamos jogar com uma equipa que se defende num bloco muito baixo, num campo não muito grande, vai ser difícil mas acredito que vamos vencer", disse Hélder Duarte, treinador principal dos Locomotivas do Chiveve.
No mesmo diapasão, João Bonde, jogador do Ferroviário espera por um jogo bem disputado onde a equipa que representa quer vencer.
"Cada jogo é uma final, a Taça joga-se para ganhar, estamos a preparar o jogo como os outros, respeitando o adversário, a equipa está motivada e vamos lá para ganhar", disse o médio ofensivo dos Locomotivas.
A União Desportiva do Songo que vai ao terreno do Matchedje de Mocuba para sair de lá com a vitória por forma a continuar na corrida pelo título da Taça de Moçambique. O treinador adjuntos dos hidroeléctricos, Carlos Manuel ou simplesmente Caló, diz que "vai ser um jogo difícil, vamos jogar com um Matchedje de Mocuba que jogando em casa vai complicar o jogo para passar a eliminatória mas temos em mente que esta é uma prova que a equipa também almeja ganhar, preparamos o jogo com muito cuidado e respeitando o adversário", disse o mister para depois acrescentar que para vencer a equipa deve "jogar com qualidade, marcar golos por forma a passar o jogo, vamos meter o nosso modelo de jogo, o que temos jogado habitualmente para poder ganhar".
Estão lançados os dados para uma fim de semana em que vai se a fase a eliminar da Taça de Moçambique, a segunda maior competição futebolística do país.
(LANCEMZ)