O Benin ganhou o protesto apresentado a Confederação Africana de Futebol (CAF) e está igualado em termos de pontos com Moçambique na classificação do Grupo L de qualificação ao CAN-2023 a ter lugar próximo ano na Costa do Marfim, segundo indica um comunicado divulgado esta quarta-feira, 17 de Maio, pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Em causa estava a utilização irregular de um jogador pelo Ruanda no jogo que terminou empatado a uma bola, na partida da quarta jornada desta estava de apuramento.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, a FMF faz saber que a alteração foi anunciada “pelo Conselho de Discipiina da Confederação Africana de Futebol que decidiu atribuir três (3) pontos à selecção do Benin, em virtude da utilização irregular do jogador “Kevin Muhire” da selecção do Ruanda no jogo nº108 referente à 4ªJornada”.
Na mesma nota, a FMF faz saber que “o Conselho de Disciplina da CAF divulgou uma síntese dos principais factos relevantes com base nos documentos disponíveis e apreciou as alegações, argumentos jurídicos e provas apresentados no âmbito do processo”.
“Nestes termos, constatou-se que a selecção Ruandesa violou o Regulamento da prova ao utilizar um jogador não qualificado”, pelo que foi retirado o ponto ganho pelo empate e atribuída vitória ao Benin.
Agora, a classificação do Grupo L é liderado pelo Senegal com 12 pontos (já apurado ao CAN-2023), seguido de Moçambique e Benin, ambos com 4 pontos, e o Ruanda é último classificado com dois pontos.
Recordar que Moçambique venceu na primeira volta a selecção do Benin por uma bola sem resposta, no jogo da segunda jornada disputada em Cotonou. Na quinta jornada os Mambas defrontam o Ruanda, a 18 de Junho, enquanto o Benini defronta o Senegal. A selecção nacional encerra a etapa de apuramento jogando em Maputo com o Benin. (LANCEMZ)