desporto mocambicano

Banco de Moçambique esteve em destaque nos Jogos dos Bancos Centrais da SADC

  • 1559

O recém inaugurado complexo desportivo do Banco de Moçambique no distrito de Matutuíne, na província de Maputo, acolheu nos dias 18 e 19 de Abril o Torneio dos Bancos Centrais dos Países da SADC, uma competição anual que ocorre no período da páscoa. As equipas do anfitrião Banco de Moçambique tiveram uma prestação positiva, com destaque para as modalidades de futebol, voleibol e ténis de campo em que conquistaram a primeira posição de forma destacada.

Por Redacção LanceMZ

Muita animação marcou este evento que decorre com o objectivo de recrear os funcionários dos bancos centrais dos países da região Austral de África que encontram nesta plataforma desportiva para estreitar relações de amizade e profissionais. 

Apesar da componente recreativa do evento, houve partidas competitivas, como é o caso do futebol onde a Banco do Banco de Moçambique impôs-se ao terminar a prova sem derrotas e na final do certame derrotar a turma do Lesotho por 3-1, numa partida que animou as bancadas do Campo Número Um deste complexo.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Na modalidade de basquetebol, as equipas de Moçambique e de Angola enalteceram a rivalidade que sempre acontece quando equipas destes dois países irmãos se encontram. A equipa do Banco Nacional de Angola levou a melhor sobre a sua congénere moçambicana, ao vencer o jogo da final por 56-43, marcando o regresso em grande do BNA a este tipo de competição depois de 10 anos de ausência. 

TRIUNFO IMACULADO NO VOLEIBOL

No voleibol, a equipa do Banco de Moçambique sagrou-se campeã do Torneio dos Bancos Centrais da SADC ao derrotar no jogo decisivo  turma do Banco Central de Eswatini por 2-0, numa partida em que os moçambicanos vincaram a sua supremacia na prova em que terminaram sem derrotas. 

Por seu turno, O Banco Central do Lesoto (BCL) foi o grande vencedor do certame de netball, inserido no Torneio dois Bancos Centrais da SADC, numa prova em que a equipa anfitriã de Moçambique melhorou a sua prestação, em comparação com a sua anterior presença, em que teve dificuldades para demonstrar as suas habilidades nesta modalidade ainda pouco praticada no país.

Já na modalidade que alia o desporto à ciência, o xadrez, o Banco Central da Zâmbia conquistou o Torneio no sábado, 19 de Abril, ao terminar o certame na primeira posição, com oito pontos, seguida de Moçambique, com seis, Lesoto, com três, Angola, dois, e Eswatini, com apenas um ponto, num evento em que foi competitivo e os representantes do Banco de Moçambique lograram melhorar a sua prestação quando comparada com a presença nas anteriores edições.

VITÓRIA NO TÉNIS DE CAMPO

Na modalidade de bilhar, a equipa do Banco de Moçambique terminou na segunda posição numa prova que foi ganha pela equipa do Banco Central de Eswatini foi a grande vencedora do certame que contou com a participação de cinco países. De referir que, nesta modalidade, três países terminaram empatados na segunda posição ex-aequo com dez pontos, o que revela o nível equilibrado e competitivo com que foi disputada a prova.

Ao todo foram nove modalidade em disputa com a prova de Lançamento de Setas ou Dardos prova ganha pelo pelo Banco Central do Lesoto, que terminou na primeira posição com 24 pontos e Com 16 pontos, fruto de uma vitória e três derrotas, Moçambique terminou na quarta posição. 

No ténis de campo a vitória sorriu para a equipa do Banco de Moçambique, terminando na primeira posição, com oito pontos, seguido do Lesoto, com sete, África do Sul. 

Refira-se que foi em festa terminou este convívio desportivo de dois dias e que contou com a participação dos bancos centrais de Moçambique, Angola, África do Sul, Lesotho, Eswatini e Zâmbia. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .