desporto mocambicano

BAL 2023 terá lugar em três cidades: Dakar, Cairo e Kigali que voltam a acolher a prova

  • 348

A Basketball Africa League (BAL) anunciou nesta quarta-feira, 14 de Dezembro, que a terceira temporada da BAL começará no sábado, 11 de Março e mais uma vez contará com os 12 melhores clubes de 12 países africanos jogando um total de 38 jogos em Dakar, no Senegal, Cairo, no Egito e Kigali, no Ruanda durante três meses em 2023.

 

Durante a temporada 2023 do BAL, os 12 clubes campeões serão divididos em duas conferências. A Conferência do Sahara jogará uma fase de grupos de 15 jogos na Arena Dakar na capital do Senegal de 11 a 21 de Março, e a Conferência do Nilo jogará uma fase de grupos de 15 jogos no Hassan Mostafa Indoor Sports Complex no Cairo de 26 de Abril a 6 de Maio. As quatro melhores equipes de cada conferência avançarão para os Playoffs e Finais de eliminação simples fase que comportará oito jogos na BK Arena em Kigali, de 21 a 27 de Maio.

 

“Após a expansão bem-sucedida da BAL para três cidades africanas icônicas na última temporada, estamos entusiasmados em receber de volta nossos fãs em Dakar, Cairo e Kigali em 2023”, disse o presidente da BAL, Amadou Gallo Fall.

 

“O formato de caravana imaginado quando lançamos o BAL permitiu que mais fãs experimentassem a emoção desta liga de classe mundial de perto e pessoalmente. Estamos ansiosos para aproveitar o sucesso de nossa segunda temporada e continuar a oferecer um produto autêntico de desporto e entretenimento africano que inspire e conecte pessoas em todo o continente e em todo o mundo”, acrescentou Gallo Fall.

 

MANAVE ELOGIA ALTO NÍVEL DE COMPETIÇÃO

 

A BAL é coorganizada pela NBA - Liga Profissional Norte-Americana e pela FIBA-África, estando já na sua terceira edição, tendo Moçambique assegurado presenças nas três ocasiões através do Ferroviário de Maputo (2021) e Ferroviário da Beira (2022 e 2023)

 

“Estamos entusiasmados em anunciar a terceira temporada do BAL”, disse o presidente do conselho directivo da FIBA-África e do BAL, Anibal Manave. “Retornar às três cidades-sede pela segunda temporada consecutiva será fruto de nossos esforços consistentes para desenvolver o basquete africano de maneira sustentável. Com o alto nível de competição durante os torneios de qualificação Road to the BAL, esperamos um óptimo desempenho das novas equipes que farão sua estreia no BAL no próximo ano.”

 

Os campeões da liga nacional de 12 países africanos se qualificaram mais uma vez para a BAL, inclusive através dos torneios de qualificação “Road to the BAL” conduzidos pela FIBA África em todo o continente de Outubro a Novembro de 2022.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o programa BAL Elevate verá uma perspectiva da NBA Academy Africa se juntar a cada uma das 12 equipes BAL. O BAL Elevate proporcionará mais uma vez uma oportunidade para a próxima geração de candidatos africanos participar de uma liga profissional, mostrar seu talento em um cenário global e ajudar suas respectivas equipes a competir pelo Campeonato BAL de 2023.

 

JOVENS DA ACADEMIA DA NBA NAS EQUIPAS DA BAL

 

Durante a temporada de 2022, vários jogadores do BAL Elevate contribuíram para o sucesso das suas respectivas equipas e se comprometeram com as escolas da Divisão I da NCAA nos Estados Unidos ou assinaram contratos profissionais, inclusive com o NBA G League Ignite.

 

O Conselho de Desenvolvimento de Ruanda, NIKE, Jordan Brand e Wilson retornarão como parceiros fundamentais da BAL. A lista de parceiros de marketing de classe mundial da liga também inclui Hennessy e Envol City.

 

Em 28 de Maio, a equipa do Monastir da Tunísia derrotou o Petro de Luanda de Angola por 83 a 72 para vencer as finais do BAL de 2022 diante de uma multidão de 10.000 espectadores que esgotaram a BK Arena em Kigali, capital do Ruanda.

 

A temporada BAL de 2022 contou com jogadores de 23 países da África, Europa e Estados Unidos, alcançou fãs em 214 países e territórios em 14 idiomas - incluindo todos os 54 países africanos - e gerou mais de 600 milhões de engajamentos online. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .